terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pressionado, Twitter anuncia medidas contra agressão

Da Folha Online

Pressionado por um abaixo-assinado no Reino Unido, o Twitter endureceu suas regras de uso em todo o mundo para combater novos casos de abusos e ameaças a internautas.
As medidas foram anunciadas no último sábado, depois que a rede social foi usada em uma onda de mensagens agressivas a ativistas e jornalistas britânicas.
As novas regras afirmam que os usuários do Twitter não podem "publicar ou postar ameaças de violência direta e específica contra outras pessoas".
Quem descumprir a ordem, de acordo com a empresa, será expulso da rede e pode ser denunciado à polícia.
"Atualizamos as regras do Twitter para deixar claro que não toleramos comportamento abusivo. Queremos que as pessoas se sintam seguras", afirmou a rede social, em nota assinada pelos diretores Del Harvey e Tony Wang.
O Twitter também criou um atalho para ajudar os usuários a denunciar eventuais casos de abuso. O botão já está disponível no aplicativo para iPhone e deve ser criado em outras plataformas até setembro.
No último dia 29, a polícia britânica prendeu um homem de 21 anos acusado de usar um perfil falso para enviar ameaças de estupro à feminista Caroline Criado-Perez.
As jornalistas Hadley Freeman ("The Guardian"), Grace Dent ("The Independent") e Catherine Mayer ("Time") receberam ameaças de um outro usuário anônimo.
Depois que os casos foram noticiados, mais de 125 mil pessoas assinaram um abaixo-assinado online no site Change.org pedindo que o site mudasse suas regras para impedir novos abusos.
O Twitter também foi alvo de críticas na imprensa britânica e em mensagens postadas na própria rede social. O site afirma que as mudanças não representam nenhum tipo de censura aos usuários.

Nenhum comentário: