terça-feira, 9 de julho de 2019

Recusa de Bolsonaro em decretar luto oficial pela morte de João Gilberto engrandece ainda mais esse gênio da música


Assustador, pra não dizer estarrecedor, que o governo Bolsonaro não tenha decretado luto oficial pela morte de João Gilberto.
Não.
Ele não é obrigado a fazer isso.
Claro que não é.
Não é, nunca foi e nunca será.
Mas esperava-se que o governo do Capitão o fizesse.
Porque todo país, todo povo, toda Nação tem personagens que se identificam com a nacionalidade quando detêm talentos, digamos assim, acima da média e quando os empregaram como uma expressão cultural que projetou o próprio país em alguma área, inclusive e principalmente na cultura.
João Gilberto, é dispensável dizer, enquadra-se nessa categoria.
Ou não?
Não.
Para o governo Bolsonaro, não.
Sabe-se lá por quê.
O porta-voz não da presidência não disse o porquê, ainda que tenha, protocolocarmente, transmitido a “solidariedade” (oh, que comovente) presidencial pelo falecimento desse gênio da música brasileira e mundial.
Mas, sinceramente, sabem que esse tipo de silêncio talvez contribua para engrandecer muito mais ainda o talento e o significado de João Gilberto para a cultura brasileira?
Com todo o respeito.
Aliás, leiam a nota seguinte, publicada na coluna de Ancelmo Gois em O Globo desta terça-feira (09):

A morte de João Gilberto repercutiu mais fora do Brasil do que por aqui. No Facebook, houve mais de 5 mil posts sobre o grande artista. Dos 20 links com os quais as pessoas mais interagiram, só seis eram daqui, segundo Marco Aurelio Ruediger, da FGV DAPP. Das 157 mil menções no Twitter entre sábado e ontem, 47% foram de outros países: principalmente EUA (20,4 mil), França (7,9 mil) e Japão (6,3 mil).

Pois é.
Porque é lá que o povo cultua seus ídolos.
Já aqui na Suíça...

5 comentários:

Anônimo disse...

Favor ler o DECRETO No 70.274, DE 9 DE MARÇO DE 1972.

Poster disse...

Conheço o decreto.
E aí?
Qual a vinculação com a postagem?
É isso que não entendi.

Pedro do Fusca disse...

Já pensou se o Presidente sair a torto e a direito decretando luto oficial a todos os cantores que morressem ele teria que decretar o ano inteiro pois todos os dias morrem cantores e etc. Deixe de ser contra o Presidente Bolsonaro em tudo, penso que o seu candidato perdeu e tem que se acostumar com a seriedade. O Blog. esta sempre ao lado dos ptralhas que arrasaram com o nosso País.

Pedro do Fusca disse...

O Blog esta com a ideia fixa de dizer que tudo que o Presidente Bolsonaro faz ou tenta fazer é errado. Não se pode ou deve decretar luto oficial por qualquer morte, pois todo dia morre gente tambem importante para o Brasil e aí o Presidente não faria outra coisa a não ser ficar decretando luto oficial.

Anônimo disse...

Então tá, quando você quer, você entende e dá sua opinião. Tá certo!
Tem total ligação com a postagem,o decreto é bem claro e demonstra o espírito de sua publicação.