terça-feira, 27 de setembro de 2016

"Ladrões" tomam conta do estacionamento "gratuito" no Ver-o-Peso


Leitor do Espaço Aberto, funcionário público federal, diz ter ouvido de funcionários da Secretaria Municipal de Economia (Secon) que o estacionamento do Ver-o-Peso (acima, na imagem do Google Maps), que fica entre a feira a Estação das Docas, está sob o domínio literal de "ladrões".
Assim mesmo: "ladrões", sem tirar nem pôr.
O estacionamento, como se sabe, foi explorado durante muitos anos pelo Sindicato dos Trabalhadores e Guardadores de Veículos em Estacionamentos Públicos de Belém do Pará (STGVEBPA), que ficava com a renda do acesso.
No final de 2014, os 12 guardadores que trabalhavam no local  foram comunicados que deveriam cessar suas atividades ali, uma vez que o estacionamento passaria a ser gratuito, cabendo a funcionários da Secon apenas disciplinarem a entrada e saída de veículos.
Essa decisão ocorreu à mesma época em que o sindicato também perdeu o direito de explorar as 122 vagas do camelódromo existente na área do chamado buraco da Palmeira, que então passou para a gestão da Estapar.
E assim vinha sendo. Mas parece que "ladrões" entraram na parada.
O leitor contou ao Espaço Aberto que se dirigiu no último domingo, pela manhã, ao Ver-o-Peso. À entrada do estacionamento, dois funcionários da Secon, ainda disciplinando o acesso.
O servidor federal estacionou seu carro e notou que logo se aproximou um cidadão, que ele descreveu como "mal encarado".
O dito cujo passou a mão numa folha de açaizeiro e "marcou" o veículo, afixando-a no vidro dianteiro, por baixo do limpador do para-brisa.
Não demorou muito e o proprietário do veículo voltou das compras. Quando se dirigia à saída, aproximou-se o dono do pedaço para cobrar.
- Mas isso aqui não é da Secon? - quis saber o leitor.
- Não. Agora é nosso - respondeu o "mal encarado", engrossando a voz.
À saída do estacionamento, e depois de ter dado a gorjeta não propriamente solicitada, mas exigida, o dono do carro perguntou a um dos dois funcionários da Secon que estava na entrada:
- Amigo, já tem flanelinha aí dentro? Já pode?
- Não, senhor. Aí só tem ladrão. Todos são ladrões. Nós, inclusive, já avisamos a Prefeitura, mas ninguém fez nada até agora.

Se o Poder Público, que tem o poder de polícia contra esse tipo de ladroagem, não faz nada e nada faz, a quem recorreremos?

3 comentários:

Anônimo disse...

O cenário do Ver-o-Pêso se resume a drogaditos, ébrios, cracudos e ladrões assediando turistas a todo momento.
A cada 3h se vê cordão sendo puxado. Numa simples caminhado pela feira se vê ladrões na espreita visualizando turistas descuidados para o ataque.
Nas boieiras - não só no famoso box da Lúcia - não se almoça sossegado. O tempo todo pedintes chegam pedido esmola, comida.
Vendedores de CD e pen drive de música importunam os ouvidos de todos com suas bicicletas-som no ultimo volume.
O Solar da Beira está tomado de mendigos que lá dorme, urinam e fazem demais necessidades.
Fiscais da SECON e nada são a mesma coisa.
Isso tudo em plena época de círio.
Quer espantar turista e renda, pergunte à Prefeitura Municipal de Belém.
F.A.

Anônimo disse...

Opções
a) Ao Zeraldo? Não, tá muito ocupado na reta da eleição, tá fugindo de confusão;
b) Ao Ed maluquinho? Também não; esse vai acabar dando razão aos "explorados proletários" que estão apenas expropriando dos burgueses, tal qual uns Robin Hoods de araque, seus bens e já" estatizando à moda Stalinista, o espaço;
c) Ao Ed "Mau"? aquele que quebra e arrebenta-bandido-bom-é-bandido-morto,não, vai morrer inocentes também.

Pobre Belém.

Anônimo disse...

Da próxima diga ao funcionário público para ir ao supermercado. Esse local fica a 200m da seccional do comércio e esta desse jeito, imagina o resto do "complexo". Belém, o último que apague a luz!