terça-feira, 14 de julho de 2015

Voluntários promovem ação ambiental na praia do Conde




Aproveitar as férias sem descuidar do meio ambiente. Foi pensando nisso, que empregados da Albras e da Hydro Alunorte realizaram neste domingo (12) na praia do Conde, em Barcarena, a sexta edição da campanha “Praia Limpa, Praia Linda”. Para despertar a conscientização ambiental dos veranistas foram realizadas oficinas de desenho e pintura, ginástica, cinema com animações sobre preservação ambiental, distribuição de sacolas plásticas e identificação das crianças com pulseira.
O marítimo Manoel Oliveira, morador de Outeiro, aproveitou para conhecer a praia do Conde neste domingo e se surpreendeu com a campanha “Praia Limpa, Praia Limpa”. “Ter uma ação como essa é muito bacana. Tanto que fiz questão de trazer meu filho para receber a pulseira de identificação. Eu busco educar o meu filho, inclusive quando deixo algum lixo no caminho, ele me chama atenção. Ter um ambiente saudável e limpo será herança para os meus filhos e meus netos”, afirmou.
Marléa Costa, assistente social da Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena (Semade), destacou a importância da informação para a conservação ambiental. “Trouxemos planfletos para fazer trabalho educativo com os veranistas. A ação tem sido positiva e a cada ano que passa a população vai se se conscientizando mais. Uma das principais dicas que sempre damos para quem vem para o veraneio é tomar cuidado com os resíduos, colocando o lixo em recipientes apropriados para depois descartar de forma adequada. Assim, a natureza agradece”, reforçou.
Quésia Caetano, presidente do Centro Comunitário de Vila do Conde, disse que a ação foi bastante positiva. “Foi uma iniciativa muito boa. Queremos que se repita todos os anos. Acreditamos que a campanha tem contribuído para que as pessoas tenham consciência de que uma praia limpa oferece segurança para toda a sua família”, comentou.
A ação, que faz parte do Programa Voluntários Albras e Hydro Alunorte, contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena (Semade), Centro Comunitário de Vila do Conde e estudantes dos cursos de Ciências Naturais e de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Edson Maciel, analista de comunicação da Albras e Hydro Alunorte e coordenador do programa, observou que muitas pessoas que vem às praias não se preocupam se ela estará limpa ou própria para o uso no próximo ano e por isso a campanha tem sido fundamental. “Não adianta só gerar renda, com as barracas vendendo e as pessoas consumindo, se no ano seguinte a praia estará imprópria para o uso. Por isso, a campanha busca conscientizar as pessoas para aproveitar a praia com respeito e zelo com o meio ambiente”, ressaltou.
Paulo Abreu, gerente geral de Recursos Humanos da Hydro Alunorte, participou da ação de voluntariado e disse que é sempre gratificante contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. “Nossa missão é incentivar os empregados para que estejam, cada vez mais, engajados no voluntariado. E fazendo a integração das empresas, poder público e comunidade em atividades como o Praia Limpa, Praia Linda vamos trabalhar juntos num só o objetivo, que é o de levar qualidade de vida para as pessoas”, destacou.  

Fonte: Texto e fotos - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: