quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comarcas acéfalas. Durante dias.

Do leitor Kenneth Fleming, sobre a postagem Barbosa cria polêmica com piada sobre advogados:

Ainda que se leve na conta da brincadeira a afirmação do Ministro Joaquim Barbosa, e também, ainda, que se a tenha como verdadeira, já que foi esta a sua real intenção, ao menos os advogados estão no fórum ou em seus escritórios as 11 horas da manhã.
Pior são aqueles juízes(a maioria) que passam dias sem ir ao Tribunal, semanas sem ir à sua Comarca, que têm 60 dias de férias/ano, mais o recesso natalino, que fazem feriado nas 4ª e 5ª feiras quando o feriado só é na 6ª feira, que demoram vários(muitos) meses para dar um simples despacho, 17 anos para julgar o crime do PC Farias, 20 anos para julgar os crimes do Carandiru e por aí vai
Inegável que temos muitos recursos previstos em nossas regras processuais, mas a grande demora no andamento processual se dá pelo absenteísmo dos juízes em seus postos de trabalho, ou pela baixa produtividade .
E ainda que se cubra o CNJ de elogios por algumas de suas atitudes( a última sobre o casamento civil de homoafetivos), a sua Corregedoria continua compactuando com o excesso de prazo apresentado por juízes do vasto Brasil, sempre arquivando as representações após "acurada análise dos autos".
Houvesse uma posição mais rígida do CNJ, e por que não, também da OAB, talvez na próxima reunião do CNJ o seu ilustre presidente poderia fazer uma outra brincadeira, mandando fechar alguns tribunais no mês de julho, por exemplo, por absoluta falta de juízes em seus postos de trabalho.
Mas que as comarcas de Mosqueiro, Salinas , Angra dos Reis e Maceió permaneçam em funcionamento. Afinal, nem tudo está perdido!

3 comentários:

Anônimo disse...

E quando não está fechado, a parte dá um jeito de postergar o processo.

Souza Braz disse...

o curioso é que Barbosa é flagrado constantemente dormindo no meio dos julgamentos. O comentario infeliz é digno de ironia, já que foi no exato momento em que a justiça de São Paulo resolveu baixar norma para iniciar atividades as 9:00 hrs e somente atender o público as 11 hrs.

Souza Braz disse...

E os juízes que alegam não ter tempo para despachar processos, mas fazem "bicos" de professor nas faculdades de Direito, alguns lecionando até 4 hrs por dia? Se todo advogado acordasse 11 hrs, juizes cairiam em estado vegetativo.