terça-feira, 12 de abril de 2022

Advogada militante tenta ser a primeira mulher a ocupar vaga no desembargo pelo quinto da OAB-PA

Kelly Garcia: primeira mulher a tentar furar a
"bolha masculina" na disputa de vaga pelo quinto
A disputa pela vaga a que a Advocacia tem direito no Tribunal de Justiça do Estado, para ocupar o posto que teve como titular o desembargador Milton Nobre, recentemente aposentado, tem mais uma mexida no tabuleiro.
Nesta segunda-feira (11), a advogada militante Kelly Garcia foi lançada como pré-candidata ao desembargo pelo chamado quinto constitucional, mecanismo que garante 20% dos assentos nos tribunais aos advogados e promotores.
"Sou advogada, tenho 21 anos de advocacia militante nos fóruns, tribunais etc., onde atuo quase diariamente. Por conta disso, resolvi apresentar meu nome à pré-candidatura para a vaga da OAB-PA, concernente ao quinto constitucional, uma vez que, desde a Constituição de 1988, jamais uma mulher advogada ocupou tal vaga no estado do Pará, ainda mais sendo advogada militante", disse Kelly ao Espaço Aberto.
O lançamento da pré-candidatura é o primeiro passo de um processo que, ao seu final, resultará na formação de uma lista tríplice, a ser enviada pela OAB-PA ao Tribunal de Justiça do Estado, que, por sua vez, deverá submetê-la ao governador do estado, para escolher um dos três nomes.

Nenhum comentário: