segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O Remo será sempre grande, até mesmo nos momentos em que muitos o imaginam pequeno. Por isso, sempre será glorioso.


O Remo está de volta à Série B.

Aí está uma frase de apenas 23 letras, com sujeito, verbo e predicado.

Mas nós, remistas, esperamos 13 anos para proclamarmos isso, de forma altissonante, com muito orgulho.

Esperamos 4.745 dias para lavrarmos esta sentença gloriosa - O Remo está de volta à Série B - de apenas 23 letras.

Esperamos, sim.

Mas não esperamos inertes.

Nem tampouco passivos.

Nunca esperamos rendidos à crença de que o acaso, apenas o acaso, tiraria o Remo do ocaso para alçá-lo de volta à Série B.

Não.

A torcida remista esperou lutando, a cada dia, com o próprio time.

Esperou brigando - muitas vezes de forma exagerada - com o próprio time.

Esperou sabendo renovar suas energias, mesmo após cada revés.

Esperou ajudando o clube a superar-se financeiramente.

Esperou mobilizando-se por várias causas que se mostraram necessárias para manter o Remo grande e vivo, apesar de constrangido por participar de divisões inferiores, inclusive a Série D.

Esperou sendo a grande responsável pela reforma do Baenão, que neste ano deve estar completamente apto a sediar partidas, inclusive pela Série B.

Enfim, a torcida remista esperou com a certeza de que este dia - o dia de o Remo voltar à Série B - chegaria.

E chegou neste domingo (10), com a vitória sobre o rival por 1 a 0 (a terceira vitória remista nos quatro últimos jogos entre os dois, não esqueçam), no Mangueirão. Com o empate do Londrina-PR com o Ypiranga-RS, o Leão subiu com uma rodada de antecipação.

E aí?

E aí que despeitados, seja por despeito, seja por ignorância, seja pela simples obsessão de não reconhecer méritos dos adversários, permitem-se o despeito de debochar desse momento glorioso do Remo, atribundo a explosão de alegria dos remistas a um jejum de 13 anos de Série B.

Mas é claro, meus caros.

É justamente a espera - não uma espera passiva, devo repetir - que apimenta, que tempera, que dá mais sabor a este momento tão prazeroso.

Agora, é olhar para um futuro que está logo ali, bem à porta.

E o futuro exige, de imediato, que se faça um planejamento realista, responsável e inteligente, com base nas receitas que o Remo passará a auferir ao disputar a Série B. Pelo que já demonstrou, a gestão do presidente Fábio Bentes dispõe de todas as condições para seguir administrando o clube com responsabilidade.

O futuro exige, de imediato, que o Remo monte uma equipe competitiva, mas de padrões salariais compatíveis com o novo perfil financeiro que o clube passará a assumir.

O futuro exige, de imediato, que se comece a pensar num centro de treinamento.

No mais, é continuar acreditando num fato que nem os despeitados conseguirão negar, ainda que tentem: o Remo será sempre grande, até mesmo nos momentos em que muitos o imaginam pequeno, quase desaparecido, praticamente imperceptível.

Por isso, o Remo é glorioso.

Sempre será glorioso.

Um comentário:

Unknown disse...

Remismo é puro sentimento. Somos um clube e não apenas um time... Presenciei, várias vezes, times com série, apanhar , e muito, do singelo porém imenso Clube do Remo.
Carregamos este clube onde estivermos e por onde ele for e estiver. Isto é transcendental. Tem gente que não entende. E é despeitada por isto.
Ave Filho da Glória e do Triunfo,,,,