quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Cangaço em Cametá desmoraliza o aparato de segurança e desafia o estado a aperfeiçoar mecanismos que evitem a repetição de cenas pavorosas

Convenhamos: cenas de cangaço, neste Pará continental, inseguro e com a população submetida a um clima de violência assustador, não é muita novidade.

O que é novidade é vermos, como vimos na madrugada desta quarta-feria (02), o modus cangaço de fazer assaltos sendo praticado, em sua plenitude, em Cametá, uma das maiores cidades, senão a maior, da região do Baixo Tocantins.

Apenas neste ano, segundo dados fornecidos pela polícia, o estado registrou mais dois outros assaltos semelhantes ao ocorrido em Cametá: um em Ipixuna do Pará, em 30 de janeiro, outro em São Domingos do Capim, em 3 de abril. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, "praticamente todos os envolvidos" foram presos. Mas de 2017 a 2020, vejam só, nada menos do que 51 assaltos desse foram registrados no Pará.


É simplesmente estarrecedor. Em Cametá, a quadrilha com pelo menos 10 criminosos assaltou uma agência do Banco do Brasil. Usando moradores da cidade como escudo humano, os bandidos atacaram o 32º Batalhão da Polícia Militar do Pará. Um dos reféns morreu. O bando usou armas de alto calibre e explosivos. Consumado o assalto, os bandidos fugiram de carro e, depois, em barcos.


Vejam, no vídeo, cenas aterrorizantes.


O que significam especificamente essas cenas de cangaço?


Significam que, diferentemente dos que agiram em cidades menores, como Ipixuna e São Domingos do Capim, os cangaceiros-bandidos, ou bandidos-cangaceiros, que agiram em Cametá demonstraram um grau de audácia muito, mas muito maior que em ocorrências anteriores.


O fato de um quartel de uma cidade de médio porte no Pará, como Cametá, ter sido alvo da sanha de uma quadrilha bem armada representa um ataque a todo o aparato de segurança disponível para prevenir ou mesmo reprimir situações do gênero.


Ver uma quadrilha que acaba de aterrorizar uma cidade escapar da cena do crime em carros e barcos, como está sendo dito, é algo apavorante porque demonstra o altíssimo grau de planejamento que permeou a ação criminosa e tornou-a exitosa (para os bandidos, é claro). Porque, independemtente dos valores eventualmente roubados do banco), eles conseguiram empreender fuga. Sãos e salvos, deixando para trás uma cidade traumatizada.


Os desafios para o governo do estado se resumem nisto: elucidar o cangaço ocorrido em Cametá, prendendo os membros da quadrilha, e detalhar com maior transparência que elementos poderão ser oferecidos à população sobre quais ações preventivas estão sendo adotadas, sobretudo na área da Inteligência, para evitar que registros do gênero se repitam em outros municípios paraenses. Inclusive os maiores que Cametá.

Nenhum comentário: