quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A crise não é porque a Amazônia está em chamas. A crise chama-se Bolsonaro.


Aí está.
O Brasil sob Bolsonaro não é diferente dos Brasis que antecederam o atual governo?
Não é sob Bolsonaro que este Brasil atual assumiu a pinta e a pose de um País que pretende ser único no concerto das nações?
Viva nóis!
Pois eis que o presidente da França, Emmanuel Macron, vem a público, nesta quinta-feira (22), para avisar que a cúpula do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) precisa discutir os incêndios na Amazônia. O encontro está previsto para este fim de semana, em Biarritz, no sudoeste francês.
Em mensagem publicada no Twitter, Macron postou uma foto de um incêndio florestal e chamou as queimadas na Amazônia de "crise internacional" e "emergência".
"Nossa casa queima. Literalmente. A Amazônia, o pulmão de nosso planeta, que produz 20% de nosso oxigênio, arde em chamas. É uma crise internacional", escreveu.
Entenderam?
A questão, pela minha leitura, é de que essa crise não é, propriamente, porque a Amazônia está em chamas. E realmente está em chamas, vale ressaltar.
A crise, vamos e convenhamos, é porque a Amazônia, em chamas, tem como combustível a alimentá-las as falas radicais e extremadas de um presidente que não tem noção de seu papel de presidente.
Tem como combustível a postura de um presidente que debocha, da forma mais deplorável, vergonhosa, inconsequente e irresponsável, de outros países, inclusive dos que estavam ajudando o Brasil a preservar a Amazônia, como Noruega e Alemanha.
Tem como combustível a postura de um governo que está, literalmente, desmontando, implodindo, destruindo todo o aparato estatal de fiscalização –sobretudo os encarregados de monitorar movimentações financeiras e os encarregados de coibir a devastação ambiental, inclusive na Região Amazônica, de dimensões continentais.
É por isso que temos o Brasil exposto a vexames perante o mundo.
É por isso que temos o Brasil sob o risco de sofrer sanções internacionais.
É justamente por isso.

3 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Este pessoal não resolvem os problemas de seus países e agora querem mandar no Brasil. Eles estão interessados não nas matas e sim no solo do Brasil. O Brasil não precisa destes estrangeiros.

Anônimo disse...

O Brasil foi enganado mais uma vez e, dessa vez, por um louco!
As falas irresponsáveis desse louco contribuíram para motivar criminosos e gananciosos a acelerarem o desmatamento na Amazônia.
À cada dia, quando o louco para e é "importunado" por jornalistas, ele demonstra cada vez mais o seu lado vingativo, irracional.
O louco fingiu sentimentos, fingiu ser "família cristã", fingiu que iria combater a corrupção - mas, já está fazendo acordos para livrar o filhão.
O louco está construindo no capricho a estrada para a permanência definitiva no pior dos mundos possíveis. Lamentavelmente.

Pedro do Fusca disse...

Não estamos no desgoverno do PT onde os gringos mandavam e desmandavam no BraSIL, agora temos Presidente de valor. Este Presidente da França junto com os seus bombeirinhos não tiveram capacidade de combater o incendio da Notre Dame de Paris, como agora quer dar ordem unida no Brasil. Vão tomar banho seus imundos. A imprensa todo dia inventa comentários desairosos contra o Brasil pois acabou a mamata delas viverem as custas do Governo.