quarta-feira, 20 de abril de 2016

Temer, o conspirador discreto. Temer, o casto.


Vejam só como são as coisas.
Neste Brasil em que um homem como esse Eduardo Cunha, réu no Supremo e em vias de ir para a cadeia, está sentado na cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, até conspiradores indiscretos podem autoproclamar-se de discretíssimos conspiradores.
Nesta terça-feira (19), Michel Temer saiu da toca.
Pela primeira vez, depois de aprovado o processo de impeachment contra a presidente Dilma, Sua Excelência se manifestou.
Disse assim - candidamente, purissimamente, à maneira das vestais em casto - para não dizer castíssimo - recolhimento:

"Eu quero dizer que eu, muito silenciosa e respeitosamente, vou aguardar a decisão do Senado Federal. O Senado Federal é que dá a última palavra sobre essa matéria, portanto seria inadequado que eu dissesse qualquer coisa antes da solução acertada pelo Senado Federal."

Hehe.
Comovente, né?
Verdadeiramente é de comover.
Leiam de novo para acreditar. E depois de relerem, acreditem que Temer, o casto, o discreto, disse isso mesmo: que muito silenciosamente vai aguardar a decisão do Senado sobre se afasta ou não a presidente da República para que ele assuma.
Olhem só.
Temer, digamos em português de Portugal, é o mais indiscreto dos conspiradores.
A sua pose de discreto é apenas uma fachada.
Desde que não conseguiu mais conter seus ímpetos conspiratórios, Temer mostrou tamanha audácia que se transformou no maior vazador da República.
Mais recentemente, vazou o vídeo em que, inacreditavelmente, Temer ensaiava um discurso como se estivesse o comando do País.
Entre um vazamento e outro, Temer chamou deputados, cooptou-os para votar pelo prosseguimento do impeachment e até, discretissimamente, deixou-se posar no último domingo, dia da votação, para uma foto com assessores (veja acima), entre eles um que parece esconder o rosto, como se estivesse com medo de aparecer entre conspiradores.
Nos últimos tempos, Temer, o conspirador discreto, também articula apoio e conversa com personagens que poderão compor seu ministério.
Mas olhem, Temer faz tudo isso, como ele mesmo disse: silenciosamente, respeitosamente, castamente, à maneira das vestais.
Vocês querem saber de uma coisa?
Certo mesmo estava Antônio Carlos Magalhães, o ACM, que dominou a política baiana por cerca de quatro décadas e, sabem todos, não tinha papas na língua.
Michel, o discreto, reagiu dizendo que "em matéria de moral eu dou de dez a zero nele".
ACM partiu para o contra-ataque e sapecou isto: "Ele não ganha de 10 a 0 em questão moral de ninguém. Muito menos de mim, que sou homem honrado."
E ainda fez um desafio: "Se ele quiser testar o prestígio dele em São Paulo, faremos caminhada na avenida Paulista e no parque Ibirapuera para ele saber a diferença e se envergonhar".

Pois é.
Ainda não está na hora de Temer, esse conspirador discreto e casto, fazer uma caminhada - pela avenida Paulista, pelo Parque do Ibirapuera, pelo Ver-o-Peso, pelo Saara (no Rio), por onde for.
Apenas para aferir a sua enorme e incomparável popularidade, antes mesmo de assumir o governo, conforme ele mesmo está esperando.
Silenciosamente.

Hehe.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se o argumento for popularidade,pode deixar a presidentE. Ela é um ícone de popularidade. Só lembrando: eleições gerais envolvem tudo, incluindo governos estaduais.

Anônimo disse...

Fora Dilma, Fora PT. É o que basta por enquanto.