quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Serrão é cada vez mais citado para disputar presidência da OAB

Oswaldo Serrão: citado com frequência cada vez maior para disputar a presidência
da OAB-Seção Pará, na eleição de novembro
Poder até ser coincidência. Apenas e tão somente mera coincidência.
Mas a polêmica que foi causada por um áudio em que o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, critica de forma ácida três colegas que concorreram à lista sêxtupla para o desembargo pelo quinto constitucional acabou dando uma chacoalhada em alguns nomes que já se apresentam como pré-pré-pré-candidatos às eleições de novembro, que vão renovar a diretoria da entidade.
Nos últimos dias, um dos nomes falados com mais insistência para ser o candidato da oposição é o do advogado criminalista Oswaldo Serrão, um dos mais respeitados do Pará.
Com o cacife de quem já foi conselheiro da OAB em cinco oportunidades, Serrão admitiu ao Espaço Aberto que vem recebendo demonstrações cada vez mais fortes de que poderia aglutinar segmentos da advocacia do Pará que vão aproveitar os efeitos da polêmica para derrotar o grupo de Jarbas no próximo pleito.
Nas últimas eleições, o próprio Serrão concorreu como candidato a vice, na chapa de Avelina Hesketh, que já fora presidente da Ordem e teve como concorrente Eduardo (Duda) Klautau e Sérgio Couto, além do próprio Jarbas, que encabeçou a chapa situacionista.
Resultado? Com a oposição cindida entre três aspirantes à direção da OAB estadual, o atual presidente acabou emplacando o mandato por cerca de 100 votos de diferença.
Muito embora admita que vem recebendo claras manifestações de apoio, inclusive de subseções como a de Castanhal, Oswaldo Serrão disse ao blog que ainda vai maturar a ideia de sair candidato, pela primeira vez, à presidência da Ordem.
Ele ressaltou que o simples fato de cogitarem seu nome para encabeçar uma chapa já representa um galardão e um reconhecimento para os advogados criminalistas. "Eu sou de um tempo em que nós, advogados criminalistas, éramos menosprezados, éramos considerados um segmento menor na advocacia do Pará. Os civilistas é que despontavam como os maiores. Mas isso já mudou bastante", disse Serrão.
Ele creditou ao saudoso advogado criminalista Freitas Leite boa parte do trabalho de fazer com que a advocacia criminal fosse reconhecida e respeitada no Pará. E tanto é assim que funciona no Estado o Instituto Paraense do Direito de Defesa (IPDD), fundado em 2010 e que reúne vários criminalistas, entre eles o próprio Serrão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece que teremos um advogado do campo penal na presidência da OAB, pois o outro candidato aventado até agora é Alberto Campos, também advogado penalista.

Anônimo disse...

Um excelente nome!