sexta-feira, 27 de junho de 2025

Porta fechada: o Quinto Constitucional e a exclusão do interior

José Ronaldo Dias Campos, sobre a lista dos 12: "Costura de bastidores, acordos de
campanha, conchavos velados - tudo como manda o figurino político, inclusive dentro da OAB"

JOSÉ RONALDO DIAS CAMPOS - Advogado

Sem santareno no páreo, o caminho ficou livre para a cooptação dos votos do interior - estratégia de quem domina, com naturalidade, os meandros da política tradicional

Amigo leitor, confesso que já esperava. Sabia que o rol masculino dos seis primeiros nomes à lista duodécima para o TJPA, via Quinto Constitucional, estava quase fechado antes mesmo da votação. Costura de bastidores, acordos de campanha, conchavos velados - tudo como manda o figurino político, inclusive dentro da OAB.

Sabia também que meu destino era ser o sétimo - e, ainda assim, insisti, mesmo com chance mínima de angariar votos das demais correntes, já comprometidas com seus apadrinhados.

Pensei, sim, em desistir ali mesmo, no púlpito. Mas sou teimoso. Raciocinei: quem sabe alguém não resolve levantar a bandeira do interior? Afinal, Santarém é a maior e mais antiga subseção da Amazônia. Não mereceria, ao menos, respeito?

Ledo engano. Silêncio sepulcral.

Tudo permaneceu como dantes no quartel de Abrantes.

Como na política convencional, repetiu-se a velha lógica da exclusão: nenhum nome do oeste do Pará passou.

O interior, apesar de sua força e história, seguirá apenas votando - sem representação legítima - como figurante de um enredo escrito e encenado pela metrópole, que não admite nossa emancipação, tampouco facilita nossa integração.

Sem santareno no páreo, o caminho ficou livre para a cooptação dos votos do interior - estratégia de quem domina, com naturalidade, os meandros da política tradicional.

Seguimos sendo coadjuvantes.

Eleitores, apenas e tão somente.

Triste sina!

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma pena que o colega faça uma reflexão equivocada. Só pra lembrar, a candidata Roberta Veiga é de Conceição do Araguaia, então o interior está disputando o Quinto sim, e não é só isso, ela percorreu quilômetros para visitar os Conselheiros e Conselheiras, conversou, pediu votos, foi altiva e humilde. É assim a advocacia, é assim a democracia. Sigamos!

Anônimo disse...

Ela não entrou por ser do interior, entrou porque está na quota racial. Teve menos de 20 votos!!! Fale a verdade!