quarta-feira, 3 de junho de 2015

Prédio da OAB não terá nome de conselheiro, mas do pai dele

A propósito da postagem OAB dá nome de conselheiro do TCM a prédio em Ananindeua, a Ordem, por meio de sua Assessoria de Imprensa, mandou para o blog a matéria abaixo, que também poderá ser acessada diretamente aqui, sob o título Advogados que militam em Ananindeua terão nova sede a partir deste mês.
Leiam a a matéria a seguir e, logo abaixo, comentários do Espaço Aberto.

-------------------------------------------------------------------------

A diretoria da OAB-PA inaugura dia 9 de junho, às 11h, a nova sede da subseção de Ananindeua - um sonho antigo dos advogados daquele município.
A diretoria da OAB PARÁ - Jarbas Vasconcelos, presidente, Alberto Campos, vice-presidente e o diretor tesoureiro Eduardo Imbiriba - acompanhada pelos conselheiros Dennis Serruya, Magda El Hosn e Fábio Moura, o vice-presidente da comissão de prerrogativas da OAB, Rodrigo Godinho e ainda a superintendente da instituição Solange Souza, visitaram no final da manhã de hoje, 02 de junho, o últimos detalhes das obras de construção da sede da subseção da OAB em Ananindeua,  que levará o nome "Luiz Daniel Lavareda Reis", pai do Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios – Daniel Lavareda.
Hoje também a comitiva da OAB visitou os fóruns da cidade e distribuíram convite aos advogados para que compareçam à inauguração. O juiz federal do trabalho/TRT 8° Região, Océlio Morais, já confirmou presença na inauguração da nova sede
O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro - grande parceiro da OAB para construção da sede - bem como o procurador geral do município Sebastião Godinho e todo o corpo jurídico que atua em Ananindeua, já confirmaram presença na cerimônia de inauguração.
“Hoje a sede da OAB em Ananindeua é alugada. Essa nova sede, a Ordem poderá oferecer melhor atendimento aos advogados e destes aos seus clientes, com conforto, segurança, toda equipada. Essa é a marca da nossa gestão.”, disse Jarbas Vasconcelos
Projeto
O presidente OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, assinaram o convênio, a instituição recebeu incentivo financeiro no valor de R$ 150.000,00 para construção da sede, por isso temos a obrigação de acompanhar todo o processo de construção do prédio, e com isso prestarmos conta do que está sendo feito por essa gestão da Ordem para garantir melhorias nas condições de trabalho do advogado, além de dar continuidade ao projeto de interiorização da instituição - compromisso que assumimos durante nossa campanha.
A OAB do Pará oficiou o pedido de auxílio financeiro ao Conselho Federal da OAB para a construção das sedes subseccionais de Parauapebas, Xinguara, Redenção e Ananindeua em abril de 2013. Na solicitação, a seccional paraense apresentou projeto de sede de subseção, que compreende terreno de 300 metros quadrados e uma área construída de 189,07 metros quadrados.
“A sede tem dois pavimentos (térreo e o pavimento superior), com recepção, quatro salas, estação de trabalho e atendimento, quatro banheiros, copa/cozinha e auditório com 60 lugares.”, disse Wilson Gama Filho, um dos engenheiros responsáveis pela obra.
Atualmente, encontra-se em construção a sede da subseção de Redenção.

Foto: Yan Fernandes

-------------------------------------------------------------------------

Do Espaço Aberto:

Viram aí na matéria da OAB?
Conclusão: o blog errou.
Pronto: errou.
Acresça-se, porém, o seguinte: o blog errou porque a OAB-PA errou. Ela errou primeiro, o blog errou em seguida.
Foi a OAB-PA que errou na origem. E induziu outros - entre os quais advogados e o Espaço Aberto - a cometerem o mesmo erro.
Explique-se. Para explicar, vejam novamente a imagem abaixo.

Viram?
É a imagem do convite que está na postagem OAB dá nome de conselheiro do TCM a prédio em Ananindeua.
Está escrito lá que a nova sede "receberá o nome de Daniel Lavareda Reis".
Daniel Lavareda Reis é um dos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios.
Como o blog recebeu o convite?
Recebeu-o pelo WhatsApp, exatamente às 13h07 de ontem, 2 de junho. Vejam ao lado, a imagem da recepção da mensagem no telefone do repórter, com o horário plenamente visível.
O emissor da mensagem é absolutamente fidedigno nas suas informações. Jamais, repito, jamais agiria de má-fé.
Por que mandou a mensagem acompanhada da imagem do convite?
Porque mandaram pra ele.
Quem mandou?
Provavelmente não o ex-presidente da CBF, que está na Suíça, preso e sem direito a celular, largamente usado por bandidos no Brasil, mesmo os que estão presos.
Provavelmente quem remeteu o convite para a fonte do blog, advogado, não o presidente do Afeganistão.
Foi a OAB do Pará, ora bolas.
E mandou o convite redigido erradamente.
Porque a própria OAB, em seu perfil no Facebook, tratou de corrigir o convite.
Vejam abaixo, o texto modificado.




Viram?
Aí já não consta mais nem que o prédio receberá nome de Daniel, de Luiz, de José, de Paulo, enfim, de ninguém.
A informação de que se chamará "'Luiz Daniel Lavareda Reis', pai do Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios – Daniel Lavareda" consta apenas da matéria.
Então é o seguinte: instaure a OAB o competente, tradicional e padronizado procedimento apuratório para descobrir quem disparou o convite errado por e-mails, por zaps e seja lá por que meios tenham sido remetidos.
Quem mandou o texto errado?
Por que mandou?
Para que mandou?
Para quantos mandou?
Apure-se, pois.
De qualquer forma, palmas para a OAB.
Primeiro, porque corrigiu o seu próprio erro.
Segundo, e mais importante, porque foi fiel aos seus estatutos, aos seus regramentos internos, aos seus próprios escrúpulos éticos, formalmente expressos, deixando de cometer uma afronta legal que seria nominar a nova sede da Subseção de Ananindeua com o nome de pessoa viva.
É isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que o "Meu Malvado Preferido" está fazendo na foto lá em cima?

Jesiel Nascimento disse...

Relaxa, a culpa não é tua. Prova disso é o nome do prefeito de Ananindeua. Está escrito MANUEL, mas é MANOEL... rsrsrsrs