segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Não foi a corrupção que acabou com o governo do PT


Do jornalista NÉLIO PALHETA, por e-mail, para o Espaço Aberto

Bater nos corruptos é uma estratégia de campanha eleitoral. Denunciar os corruptos deve ser uma atitude de todo cidadão.
Quando o PT ganhou outras eleições, admiti que o Brasil não acabaria. Agora, a realidade mostra que o governo do PT está contaminado pela corrupção, ao tempo em que o pais perde o rumo.
É uma dupla razão para apear a Dilma do Planalto.
Logo, temos que mudar o comando, o partido e a ideologia do governo.
O governo do PT acabou não por causa da corrupção, mas por perpetrar um dos piores desempenhos da economia dos últimos 50 anos.
Diante da realidade, a corrupção se reduz a uma questão de campanha.
E não é porque no PSDB haveria corruptos também, que se deva deixar de votar, havendo corruptos (reunidos em quadrilha, diga-se de passagem) no PT.
A eleição não é para se saber qual partido tem mais ladrão, menos ladrão.
A honestidade dos governantes é fundamental e deve ser considerada. E isso é bom! Mas a questão não é essa, e sim o governo que o país precisa; o desenvolvimento, a economia e seus pressupostos (educação, ciência, tecnologia, políticas sociais, infraestrutura).
O que está em jogo é o modelo da economia, algo que o povo não entende. Por isso, talvez seja mais fácil reduzir o debate à emulação entre "mais corruptos e menos corruptos".
Aquele que se diz neutro, que se afasta do debate, se isenta - por acreditar que participar contamina - e aquele que vota em "A" e não em "B" por protesto não contribuem em nada para combater os corruptos ou qualificar o governo pondo no comando da máquina estatal os melhores nomes.
Esse eleitor não colabora para o avanço da democracia. E contribui para ajudar a má administração e a corrupção, na medida em que deixa de estar do lado contrário aos desmandos.
Se ele se informar e internalizar as diversas análises dos fatos, saberá o que, como e por quê a politica econômica do PT não deu certo, por exemplo.
O governo do PT acabou. Ponto!
O país está em crise quando somos comparados com nossos vizinhos Chile, Peru, Colômbia e com os BRICs.
Realidade que o povo ignaro do Bolsa Família não compreende, ignorando o que é macroeconomia; não se ligando no panorama global e muito menos entendendo os indicadores da Bolsa (de Valores).
Tudo bem!
As pessoas ilustradas, com nível de formação acima da média, todavia, deveriam contribuir para ajudar as pessoas a entenderem que a eleição é uma questão fundamental para o país, estado e município. Mas isso não pode acontecer sendo-se avestruz.
O silêncio, a isenção e a postura olímpica diante dos acontecimentos que cercam a eleição é atitude equivocada sobre o mundo da política.
E assim, é fácil reduzir tudo à corrupção e corruptos abomináveis, capazes de me impedir a participar ou me obrigar votar em branco ou anular meu voto.
Sem duvida, não é boa prática da chamada cidadania.

Um comentário:

Anônimo disse...

O autor só esqueceu que corrupta é a sociedade. Políticos não caem de paraquedas ou surgem do acaso, eles vem da sociedade, que, por sinal, o elege. A charge, por si só, é um equívoco, quando a sociedade se faz de vítima apontando para o outro, como se esse outro (o político) fosse um alienígena.