quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Substituição de mural leva PSDB a acusar PT de "barbárie"

Na FOLHA DE S.PAULO:

A substituição de um mural em Belém (PA), no qual havia uma imagem do ex-governador Almir Gabriel (PSDB), por uma pintura paga por uma organização social ligada ao PT levou os tucanos locais a acusarem os petistas de "revanchismo" e "barbárie cultural" em nome de um "inominável rancor político".
O mural, feito há 25 anos, foi custeado pela prefeitura, à época comandada por Gabriel. Ele fica próximo ao mercado Ver-o-Peso, ponto turístico de Belém. O retrato era um de seus detalhes.
Nos últimos anos, a obra estava abandonada, e parte de sua pintura, apagada.
Em razão do aniversário de Belém, que no último dia 12 fez 394 anos, o Hangar, um centro de eventos comandado por uma Organização Social fundada por petistas, pediu à prefeitura para, no lugar do mural, colocar uma obra do grafiteiro Eduardo Kobra -que já expôs no Museu do Louvre, em Paris. Ele está reconstituindo a imagem de uma rua do bairro de 1915.
A viúva de Osmar Pinheiro de Souza Júnior, autor do mural original e tido como um dos principais artistas na história recente do Pará, pede uma indenização ou a restauração do trabalho.
O gerente de marketing do Hangar, Roberto Menezes, diz que a restauração já era impossível antes mesmo da substituição: "Estava irrecuperável". Ele negou qualquer vontade política por trás da obra, que custou "entre R$ 40 mil e R$ 100 mil".

-------------------------------------------

No Espaço Aberto:

Sai o painel de Osmarzinho, entra o de Kobra
Família de Osmarzinho vai à Justiça contra remoção de mural
PSDB vê “revanchismo” na destruição de mural
A Justiça é a saída para defender o patrimônio artístico
Desagravo precisa ser pleno

Nenhum comentário:

Postar um comentário