sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
No ar, o Blog da Celpa, que nos lembra: pague sua conta
Nem a propósito.
E por falar em Celpa, está no ar desde a última terça-feira, 13, o Blog da Celpa.
O espírito, digamos assim, da empreitada é divulgar diariamente "informações sobre a empresa, os projetos para os próximos anos, dicas de economia de energia e esclarecimentos sobre novos serviços na capital e em todo o estado do Pará". Assim o diz o release distribuído.
Ali se lê uma declaração de sua senhoria o presidente da Celpa, Nonato Castro. O blog, segundo ele, é uma "iniciativa inédita, será uma ferramenta importante de comunicação com a sociedade. A ideia é expor com transparência para a população as informações da Celpa, prestando contas à sociedade paraense dos investimentos feitos e também fornecendo informações de utilidade pública”, afirma o presidente.
Tudo muito bom.
Tudo muito bem.
Queremos informações sobre a Celpa? Queremos.
É bom que a Celpa nos preste contas sobre as contas que nós pagamos? É.
Esclarecimentos são necessários para os consumidores? Sem dúvida que são.
Mas convém sopesarmos se o dever de prestar contas, de esclarecer e informar permanentemente condiz com a qualidade dos serviços prestados. Por que é da qualidade de serviços minimamente razoáveis que todos nos ressentimos.
Aí está, essencialmente, o ponto essencial da questão, com toda a redundância que a situação nos permite. Porque é preciso deixar claro que isso, sem dúvida, é o que verdadeiramente importa a nós, consumidores: dispormos de serviços condizentes com o rigor com que a Celpa nos cobra.
E sabem por que realçar esse questão é primordial? Porque o blog, por sua própria natureza, é um veículo instantâneo e interativo. Mas não encontramos no Blog da Celpa espaço nenhum e nenhum espaço para a interatividade com os consumidores.
Aliás, e para sermos fidelíssimos aos fatos e à realidade, o único espaço para a interatividade aparece lá em cima, do lado direito (observem na imagem), onde está escrito Clique aqui e tire a 2ª via da sua conta.
Hehehe.
A Celpa aplicou um choque em si mesma e se traiu num ato falho de arrepiar.
Até quando se propõe a esclarecer, informar, divulgar e prestar contas, a Celpa, ora vejam só, nos lembra - sutilmente, delicadamente, sem grandes choques - que devemos pagar as nossas contas. E para tanto, o blog nos oferece toda a comodidade possível. Mas só para quem está disposto a pagar. Como se isso, aliás, fosse necessário, eis que, se pagando nós já somos maltratados pela Celpa, imaginem só se deixarmos de pagar. Vish!
Sim, e o que recebemos em troca porque pagamos em dia?
Recebemos, ora bolas, serviços com a qualidade, com a grife dos prestados pela Celpa.
Que o diga o Procon, aqui e alhures.
Que o digam cidadãos levados à exaustão, diante do menosprezo com que são tratados.
Que digam milhares de outros, aos quais só resta a Justiça para reparar-lhes as lesões a direitos que lhes assistem como consumidores.
Que o digam os que se sentem tratados como párias.
Mas deixem pra lá.
Seja bem-vindo o Blog da Celpa.
Mesmo sem a interatividade desejada.
O problema está em que a ARCON faz o que????? NADA.
ResponderExcluir