Ser escolhido como vice na chapa do tucano Simão Jatene aproxima o jurista Helenilson Pontes (na foto) de um sonho: eleger-se prefeito de sua terra, Santarém.
Se Jatene ganhar a eleição, Helenilson, a menos que os ventos das birutas políticas soprem ao contrário de suas pretensões, fatalmente será candidato a prefeito de Santarém no pleito de 2012.
Na última eleição, em 2008, ele bem que tentou, mas não conseguiu nem ao menos ser candidato a prefeito da Pérola do Tapajós.
Essa foi uma das razões que o levaram a deixar o PMDB para procurar mais espaço em outra legenda, no caso o PPS.
E tem mais.
Uma eventual candidatura de Helenilson a prefeito de Santarém será mais um obstáculo às pretensões do deputado federal Lira Maia (DEM), que tenta a reeleição.
Por isso mesmo, a indicação do jurista para ser o vice na chapa de Jatene representou um golpe adicional ao DEM, que interpretou a escolha de Helenilson como a reiteração, a confirmação de que os tucanos não fazem mesmo questão de compor com os democratas no Pará.
Ou por outra: podem até fazer questão de compor, mas não demonstram isso.
Nem claramente, nem dissimuladamente.
Só ontem conheci pessoalmente o Helenilson. Conversamos ao final da convenção. Ele é muito jovem, tem 38 anos, e me disse que tem projetos, sim, para Santarém.
ResponderExcluirAliás, o povo daquela região era uma alegria só na convenção do PSDB. Meio mundo tietando o candidato a vice, incluindo o queridíssimo e quase unanimidade, deputado Alexandre Von. Foram fotos e mais fotos.
Acho que Jatene fez uma ótima escolha. E prestigia, merecidamente, Santarém e toda aquela belíssima região do Pará.
Eta gente de sorte!
ResponderExcluiresse doutor, mora na cidade de São Paulo, onde é professor da USP e faz consultoria aqui no Pará. Mas vida política, nunca teve. è sonho de quem nasce em uma cidade onde a maioria da população não tem instrução, como é o caso de Santarém, e no caso deles, EP, e consegue se graduar e nesse caso, se especializar em SP, na USP, o sonho de todos os estudantes.
Agora cacuete político, não tem, mas não quer dizer que ele vai virar um Odair, outro santareno que sem voto virtou Vice Governador. Esse EP é muito inteligente para repetir o erro de Odair.
Mas de vice, estas eleições tá fraca, mesmo com Anivaldo que ficou órfão nesta caminhada com a morte de seu caixa de campanha.
Mas o que vai acontecer daqui pra fente, só o tempo dirá. Mas em nada esses Vices contribuem para a campanha dos cabeças de chapa.
Mas vice é vice. Se fosse uma máquina de reproduzir votos, não seria vice, certo? Taí Hildegardo e Valéria. Foram vices que não conseguiram se eleger quando tentaram disputar eleição encabeçando chapa.
ResponderExcluirÉ uma vaga que serve para composição de alianças. Tão somente isso. Defendo inclusive o fim do cargo de vice-governador (a). Inútil, completamente inútil.
EXCELENTE CANDIDATO
ResponderExcluirEm primeiro lugar, porque é ficha limpa. Em segundo,tem propósitos idôneos, bem ao contrário dos demais vices de outras candidaturas.Em terceiro lugar,se olharmos seriamente os demais candidatos a eleição e reeleição ao governo do Estado,é de dá dó, ninguém vale nada. O ideal mesmo seria o Helenilson ser candidato a Governador, não a vice. Mas infelizmente somos prisioneiros de uma estrutura partidária que obriga os bons e probos a segundo plano.