sexta-feira, 24 de julho de 2009

Os méritos da minirreforma administrativa

De um Anônimo, sobre a postagem Minirreforma do governo Ana Júlia foi o desastre anunciado:

Em tudo é perigoso generalizar.
Pode-se discutir se todas as mudanças feitas no atual governo atingiram seu objetivo, mas é inegável que algumas são meritórias.
Começo pela criação da Fapespa , fundação de fomento à pesquisa que hoje concede bolsas de doutorado e mestrado a quase 200 estudantes, promovendo seus projetos de pesquisas em diversas áreas, coisa que São Paulo fez ainda no meio do século XX.
A recriação do Idesp, que deve se estruturar ao longo do tempo e tem feito uma falta danada ao Estado na última década.
A criação de uma Secretaria de Pesca, em um Estado que é o maior produtor nacional de pescado em águas internas e não possuía praticamente nenhuma estrutura institucional para o setor, salvo uma salinha que ficava na Sagri.
Foram extintas as Secretarias Especiais que eram uma inutilidade e meros cabidades de emprego de luxo.
Foi desmembrada a Seteps, dando origem a Seter e a Sedes, uma tem feito avançar consideravelmente a rede de proteção social no Estado, inclusive em parceria com municípios e a outra administra o bolsa-trabalho, que inclusive já ganhou um prêmio nacional.
Portanto , como disse no início, é perigoso fazer avaliações afobadas, sem dados reais e por mero preconceito.
Vamos também lembrar que este foi o primeiro governo nos últimos 12 anos que aumentou o efetivo da PM e realizou o maior número de concursos públicos da década - e tudo isso, embora seja necessário, custa dinheiro e os efeitos positivos aparecem ao longo do tempo - mas são medidas essenciais para se organizar a bagunça que estava este Estado com mais de 20 mil temporários.

5 comentários:

  1. Como sempre a cumpanheirada numa louca e desvaraida defesa do desGoverno da Terra de Direitos Violados, tende a crucificar os pobres e desemparados servidores TEMPORÁRIOS, é lastimável. É realmente uma VVVVEEEERRRGGGGOOONNNNHHHHAAAAA !!!

    ResponderExcluir
  2. Ei tucano anônimo, vergonha é não fazer concurso público e ficar contrattandpo cabo eleitoral como temporário

    ResponderExcluir
  3. Esse texto tem digitais de cumpanheru...

    ResponderExcluir
  4. Pera lá, parceiro... Será que são necessários três anos pra fazer tudo isso que vc listou? E o pior de tudo é que em todos estes atos que vc menciona, houve pelo menos uma cagada. Quando não, duas ou mais... Parece até botijão de gás [já que toda casa tem um, algumas tem dois, outras tem mais de dois...].
    A grande impressão que fica deste governo é a apropriação do público pelo privado: na grande maioria dos atos, há sempre um parente, um aderente, um amigo, levando vantagem. No concurso da SEDUC, por exemplo, foi confiada a responsabilidade do certame à FUNCEFET, uma obscura fundação, récem-criada, cuja maior credencial era ser dirigida pelo então Diretor do CEFET [hoje Magnífico Reitor], não por acaso irmão da ex-toda-poderosa Edilza Fontes, ex-primeira-comadre de Donana... e deu no que deu... e por aí vai... se for pra elencar a enxurrada de cagadas, sinceramente, estas superam em muito os parcos avanços até então observados em quaisquer segmentos.
    Sem falar em obras... ou na falta delas. Ou pelo algo palpável. Cozinha industrial não vale...
    De toda forma, parece-me que este governo [com letra minúscula] caminha célere pra uma brilhante derrocada. E pensar que tudo de favorável que se poderia querer pra um governo havia... Realmente é uma vergonha, como escreve o companheiro das 11:56!

    ResponderExcluir
  5. Na verdade não acabaram com a Secretarias especiais, elas apenas mudaram de nome e se transformaram em Câmaras Setoriais e os coordenadores tem estatus de Secretarios, Este pessoal do governo mente descaradamente e não devem nada a turma do Psdb.

    ResponderExcluir