Lideranças do PMDB reunidas ontem (31) à noite, em Santarém, no Encontro que o partido promoveu, decidiram que a Convenção Municipal, já marcada para o dia 29 deste mês, é que decidirá entre três alternativas: disputar a eleição para prefeito com candidatura própria, coligar-se com o PT da prefeita Maria do Carmo ou coligar-se com o Democratas (DEM), indicando o vice-prefeito em candidatura encabeçada pelo deputado Federal Lira Maia.
Os três indicativos, a serem votados pelos convencionais do PMDB santareno, constam de Carta enviada há pouco ao blog e que está assinada por lideranças que participaram do Encontro de ontem à noite. Entre os signatários do documento estão o ex-deputado federal José Priante, pré-candidato a prefeito de Belém, o deputado estadual Antônio Rocha e o ex-prefeito Rui Corrêa.
O jurista Helenilson Pontes, que tem defendido abertamente o lançamento de candidatura própria do PMDB em Santarém, não participou do Encontro porque se encontra em viagem fora do País.
Priante, que é presidente do Diretório Municipal do PMDB em Belém, disse ao blog, por telefone, que sua disposição em participar da campanha das articulações para uma aliança com os petistas em Santarém dependerá inteiramente do apoio do PT de Belém à sua candidatura. “Eu estarei disposto a trabalhar por uma aliança PMDB-PT se houver a recíproca em Belém. Do contrário, não”, disse Priante.
Em Belém, o PT já lançou a candidatura do ex-deputado e ex-secretário da Educação, professor Mário Cardoso, a prefeito de Belém. Cardoso não apenas não teve lançada, formalizada e homologada sua pré-candidatura como fez duras críticas a Priante, ao PMDB e presidente regional do partido, deputado Jader Barbalho.
A seguir, na íntegra, a Carta assinada pelas lideranças com os indicativos que serão votados na Convenção Municipal do partido, no final deste mês:
-------------------------------------------
ENCONTRO DO PMDB DE SANTARÉM
Indicativos à Convenção do Diretório Municipal de 29 de Junho
O PMDB de Santarém, em encontro promovido para estabelecer diretrizes sobre o posicionamento do partido diante às eleições municipais de 5 de outubro, e após ouvir dirigentes, parlamentares e lideranças da agremiação neste município, decide encaminhar indicativos à Convenção do Diretório Municipal, que acontecerá no dia 29 de junho.
A decisão foi tomada diante das seguintes considerações:
* O PMDB tem em seus quadros personalidades representativas da sociedade, com histórico de luta e trabalho em defesa do povo santareno, a exemplo do Deputado Estadual Antônio Rocha, do ex-Prefeito Rui Corrêa e do Dr. Helenilson Pontes, que, juntos, obtiveram expressiva votação nas eleições de 2006;
* O candidato do PMDB ao Governo do Estado do Pará, José Priante, foi disparadamente o mais votado em Santarém, vencendo em todas as urnas e tendo quase o dobro dos votos dos demais candidatos;
* O Partido dos Trabalhadores e o Democratas apresentaram ao PMDB propostas de coligação para as eleições municipais de Santarém.
Todos esses fatos confirmam que o PMDB é, reconhecidamente, o maior partido de Santarém, tem força política e respaldo popular, e é a agremiação imprescindível para a governabilidade do município.
Diante disso, o PMDB de Santarém, neste encontro de lideranças, decide aprovar posicionamentos para as eleições de 5 de Outubro, os quais serão submetidos à Convenção do Diretório Municipal, que, de forma livre e soberana, irá deliberar sobre um dos seguintes indicativos:
* O PMDB concorrerá com candidato próprio à Prefeitura de Santarém;
* O PMDB se coligará com o PT, indicando o Vice-Prefeito em candidatura encabeçada pela Prefeita Maria do Carmo; e
* O PMDB se coligará com o DEM, indicando o Vice-Prefeito em candidatura encabeçada pelo Deputado Federal Lira Maia.
PMDB - DIRETÓRIO MUNICIPAL - SANTARÉM-PARÁ
31 de Maio de 2008
As pesquisas feitas até agora, não mostram essa força em Santarém, do ex deputado José Priante.
ResponderExcluirA votação que Priante teve em 2006 como candidato a governador, foi fruto da aliança dele com Lira Maia, quando prefeito, só isso.
Eu quero ver agora, nessa eleição, toda essa força tão alardeada por ele.
Este anonimo de 19h so pode estar delirando pq em 2006 Lira Maia apoiou Alir em santarem e teve 30000 votos enquanto Priantteve mais de 60000 e ganhou as eleicoes em santaren em todas as urnas e como comnsequencia o candidato almir apoiado por lira perdeu em todas as urnas para Priante...portanto anonimo vc deve estar delirando!!!!!!!!!!
ResponderExcluirO anonimo das 1904 nao deve morar aqui em Santarem e talvez nao saiba q enquanto o Lira Maia era perseguido por Almir qdo governador, quem salvou o Lira arrumando muita grana para obra para Santarem foi Priante por isso Priante ~e igual a torcida do Flamengo aqui em santarem ... o mais querido!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirLuluquefala:
ResponderExcluirO mais querido e o mais ...
Deixa pra lá, deixa pro MP se manifestar.