domingo, 14 de junho de 2020

Novo boletim da Sespa agora traz registros de Covid nos últimos sete dias e as notificações por região do estado


A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) publicou a atualização sobre os novos casos confirmados de Covid-19 e o número de óbitos decorrentes da doença. Desde a última sexta-feira (12), está sendo adotado um novo formato na divulgação das informações.

O boletim agora traz os casos cadastrados referentes aos últimos sete dias e os que ocorreram antes disso, o que tecnicamente a secretaria chama de subnotificações, ou seja, os dados que as prefeituras fornecem com bastante atraso ao governo do estado. O mesmo procedimento ocorre em em relação aos óbitos.

Os boletins, que passarão a ser divulgados uma vez ao dia (às 18h), e não mais duas vezes, como vinha ocorrendo, também vão apresentar, como o de hoje, a discriminação dos novos casos e dos novos óbitos por região do estado.

O novo formato de divulgação dos dados atende à sugestão constante de ata homologada judicialmente pela 5ª Vara da Justiça Federal, durante audiência de conciliação ocorrida no dia 5 de junho, com a participação de representantes do governo do Pará, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União.

A mudança na forma dos boletins é salutar. Em maio, a própria Sespa causou uma grande confusão, depois que blogs, inclusive o Espaço Aberto, e outros veículos informaram sobre o aumento astronômico de casos de Covid-19 na primeira quinzena daquele mês, conforme demonstravam os próprios boletins da Secretaria.

A Sespa apontou equívocos na leitura dos números, mas logo depois passou a explicitar melhor os dados, passando a separar as subnotificações dos novos casos registrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário