quinta-feira, 6 de junho de 2013

Edmilson quer debater processo seletivo da UFPA

Os estudantes do Pará poderão ficar em desvantagem dentro do novo modelo de disputa por vagas da Universidade Federal do Pará (UFPA), que passará a considerar apenas a notas do Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2014, com 20% das vagas reservadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sesu). A preocupação foi externada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), durante a sessão da Assembleia legislativa do Estado, nesta quarta-feira, 5. Ele apresentou requerimento para que o assunto seja debatido em sessão especial.

"O novo modelo ignora a realidade educacional do Pará, onde o ensino médio da rede pública é considerado o segundo pior do país", disse Edmilson. A preocupação é que estudantes de outros estados, em condições vantajosas de disputa, acabem dificultando ou excluindo o acesso do público paraense ao ensino superior. Ao final do curso superior, a tendência é que esses alunos retornem aos estados de origem para trabalhar, reservando ao Pará um mercado com qualificação técnica e profissional aquém do esperado.

O requerimento da sessão especial ainda será votado pelos demais deputados. deverão ser convidados o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Pública do Pará (Sintepp), o Sindicato Nacional das Instituições dos Docentes do Ensino Superior (Andes), o Sindicato dos Professores da rede Particular de do Estado do Pará (Sinpro), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Diretório Central dos Estudantes da UFPA (DCE).


Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário