De um Anônimo, sobre a postagem Ver-o-Peso pode ganhar mercado flutuante de peixe:
Manter esse mercado de peixe, mariscos e carne por ali é manter a sujeira, mesmo que seja flutuante.
Ali deve ficar só o que atrai turista e não atravessador ou comprador de peixes carnes e mariscos.
Acho que tudo deveria fazer parte de um só complexo, ou seja, juntar fisicamente o forte, o mercado de ferro e a estação das docas, tirando, também, inclusive, aquela feira que tem no meio.
Os feirantes seriam alocados no mercado municipal de São Brás, depois de, é claro, receber muito treinamento para atender bem a população.
Fora isso, é querer tapar o sol com a peneira, manter o populismo e pensar que ser a maior feira a céu-aberto do mundo seja alguma coisa que vale a pena.
Um dos atrativos de Barcelona é o Mercado de La Rambla, mas é meio sem graça pra quem conhece o Ver-o-peso. Lá se vende de tudo, e as lagostas e mariscos para tapas e paellas também estão presentes.
ResponderExcluirUm dos atrativos de São Paulo é o Mercado Municipal, um deleite de coisas interessantes que é organizado sem deixar de ser uma feira, onde inclusive peixes e frutos do mar são vendidos Idem para o de Florianópolis.
Um dos atrativos de Paris é a feira de flores e pássaros da Île de St. Louis, na esquina da Catedral de Notre Dame, os mercados de pulgas que ocorrem pela cidade toda inclusive à beira do Sena. Há também um famoso mercado na Rue Cler, onde se vende de tudo, inclusive os caros queijos franceses.
Em Tóquio, é importantíssimo o mercado de peixes e frutos do mar, e até turistas vão lá às 5h da manhã.
Todos estes têm em comum, além de serem mercados em grandes cidades, o fato de serem frequentados por turistas e cidadãos, igualmente.
Muito tacanha, portanto, esta visão de que mercado não tem lugar dentro da cidade e dentro de um contexto turístico. Pequena também a visão de que mercados não podem ser higiênicos e limpos, independente do que se vende lá.
O Ver-o-peso precisa de um choque de ordem, sim. Mas não necessita de ser descaracterizado e quase extirpado pra virar cenário.