segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vice da OAB pode até nem depor na comissão

O vice-presidente da OAB, Evaldo Pinto, já foi notificado para comparecer na próxima segunda-feira, dia 9, perante comissão de sindicância que apura a falsificação de sua assinatura pela advogada Cynthia Portilho, autora confessa do crime, segundo revelado em nota divulgada pela presidência da própria Ordem.
Mas Evaldo Pinto poderá nem comparecer.
Tudo dependerá da resposta a um requerimento que ele encaminhou ao presidente da comissão, Aluísio Meira, para que esclareça questão das mais relevantes, ainda que muito simples.
Evaldo Pinto quer saber em que condição ele vai prestar esclarecimentos à comissão: se na condição de vítima de um crime - o de ter a sua assinatura falsificada - ou na condição de quem está sendo alvo de um processo disciplinar pelo cometimento de alguma transgressão grave.
Por que o vice da OAB faz esse questionamento ao presidente da comissão de sindicância?
Porque na última quinta-feira ele foi notificado formalmente.
Na notificação, todavia, informa-se que ele poderá comparecer à comissão acompanhado de advogado, além do que poderá arrolar testemunhas e até formular quesitos, em caso de perícia técnica para se desvendar a falsificação de sua assinatura.
"As condições que me ofereceram para prestar esclarecimentos à comissão deixam claro que ali se instaurou um processo de contraditório e de ampla defesa, tanto que me permitem até arrolar testemunhas e pedir perícia. Mas eu sempre imaginei que fui vítima de um crime e que prestaria esclarecimentos na condição de testemunha. Por isso, pretendo que a comissão me esclareça em que condição eu me encontro", explicou Evaldo ao blog.

27 comentários:

  1. Anônimo1/8/11 08:35

    Se ele não tem culpa e responsabilidade no caso não tem porque temer comparecer. Quer privilégio...Não faltava mais nada!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/8/11 08:48

    Esse vice está fugindo da apuração. A funcionária afirma que ele autorizou ela a assinar e ele não quer que isso seja investigado. Assim não dá. A palavra dele não pode valer mais que a dela pelo simples fato de ser o todo poderoso dirigente da oab há mais de 10 anos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/8/11 08:56

    Essa atitude do vice me parece a daquele que deve e teme.Ora, quem não deve não teme.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/8/11 11:53

    Está correto o vice. Onde já se viu comissão de sindicância mandar notificação e não dizer se a pessoa vai depor como investigado ou como testemunha? Isso é básico. Se eu fosse ele, não iria mesmo, até porque os componentes da comissão foram escolhidos a dedo por quem pretende culpar o vice (aliás já culpou em nota pública).

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/8/11 11:56

    Estranha essa comissão de sindicância. Ela não tinha 15 dias para apurar os fatos e dar um parecer? Como agora quer até fazer perícia e formular quesitos? A cidadã já não confessou a falsificação de assinatura? Para que perícia? Tudo muito estranho...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/8/11 11:56

    Todos eles devem prestar depoimento na Polícia Federal, uma vez que essa comissão de sindicância não tem isenção alguma.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/8/11 11:58

    Se eu fosse o vice, rasgava convocação de comissão de sindicância que não tem respaldo legal para apurar eventual infração disciplinar. A OAB tá uma bagunça só, ninguém se respeita, TÁ NA HORA DA INTERVENÇÃO FEDERAL

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/8/11 12:01

    O Vice teve a assinatura falsificada e a funcionária que confessa ainda está lá?????

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1/8/11 12:03

    Amanhã a comissão de sindicãncia vai ter que ser desmontada. Agaurdem!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/8/11 12:05

    Correto o vice. Quem vai depor tem que saber em que condição. SE FOR COMO TESTEMUNHA, TEM QUE RESPONDER E NÃO PODE MENTIR. SE FOR COMO INVESTIGADO, PODE FICAR EM SILÊNCIO, SE QUISER. SIMPLES ASSIM. QUALQUER ADVOGADO SABE DISSO.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/8/11 12:08

    Se o Vice tivesse medo, não teria denunciado tudo, inclusive a falsificação. Não teria dado entrevistas e não estaria peitando o atual Presidente. Ele foi corajoso e merce os aplausos dos advogados.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/8/11 12:09

    PB, por que não entrevistas o vice? Já entrevistaste o presidente pessoalmente, por que não fazes o mesmo com o vice????

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/8/11 12:11

    A COMISSÃO DE SINDICÂNCIA É UMA PIADA DE MAU GOSTO! ELA QUER FAZER PERÍCIA PARA VER SE A ASSINATURA FOI FALSIFICADA MESMO???? MEU DEUS, QUE COISA PRIMÁRIA! SE A AUTORA JÁ CONFESSOU, PARA QUE PERÍCIA? ISSO TÁ PARECENDO PRETEXTO PARA ATRASAR OS TRABALHOS E NADA SER FEITO.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1/8/11 12:12

    Só no dia 9 de agosto serão tomados os depoimentos????? kakakaka! Tudo armado para não punir a funcionária agora, pois estão com medo do que ela possa revelar contra a Diretoria.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/8/11 12:14

    Paulo, se a comissão está falando em arrolamento de testemunhas, tá na cara que o vice já está na condição de investigado. E isso não pode ser feito sem ser aberto processo disciplinar. A OAB não cumpre regras básicas do Direito e de seu regulamento.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/8/11 12:49

    O dr. Evaldo está certo. A apuração deve respeitar certas regras para que seus atos não venham a ser anulados no futuro.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo1/8/11 18:05

    Simples assim, o que sempre quiseram foi transformar o Evaldo em réu. Isso está na portaria que criou as 2 comissões. São muito engraçados...

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1/8/11 19:58

    Concordo com o Dr. Evaldo Pinto. Não tem problema nenhum que ele vá depor... o problema é saber ao certo o que está acontecendo. Se ele, na qualidade de vítima, fora convidado a apresentar advogado e testemunhas é sinal de algo estranho está acontecendo. Querem desviar a atenção do "ANGU" para outro lado. COMO ESTÁ A APURAÇÃO DOS FOTOS SOBRE A VENDA DO IMÓVEL? Essa sim... é a pergunta que diz respeito à comunidade jurídica.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo1/8/11 22:29

    Não entendo o motivo dele ainda não ter renunciado ao cargo de vice.Será que ele tem coragem disso? Acho, sinceramete, que não. Não acho razoável depois da embrulhada da qual parece fazer parte, atestada pela assessora jurídica mediante prova testemunhal(a prova das provas),que ele insista em continuar vice.É incompatível.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1/8/11 22:33

    ESSE VICE JÁ TINHA QUE TER SUSCITADO A SUSPEIÇÃO DE TODOS OS MEMBROS DESSA COMISSÃO. MAS AINDA PODE FAZER ISSO, E MOTIVOS TEM DE SOBRA. ALIÁS, QUALQUER INTERESSADO PODE SUSCITAR SUSPEIÇÕES.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo1/8/11 22:34

    Essa comissão só foi criada porque o conselho federal criou a sua. Era só para tentar desfazer a comissão federal. Como não conseguiram esse objetivo, a comissão resolveu apurar infração disciplinar, o que não pode nos termos do Regulamento. Simples assim.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1/8/11 22:49

    Paulo, um deputado me disse hoje que vai propor a CPI DA OAB. Você já ouviu falar disso?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo1/8/11 22:54

    PB, aguarde a sessão do conselho de amanhã; essa comissão vai ser desfeita porque não existe amparo legal para ela funcionar e muito menos para tomar depoimentos,

    ResponderExcluir
  24. Anônimo2/8/11 00:24

    Paulo, procure saber com os funcionários da OAB por que o Robério Oliveira não protocolou sua proposta no protocolo eletrônico da entidade. Pergunte por que o protocolo foi manual. Esse assunto ainda vai render bastante, você vai ver.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo2/8/11 00:25

    Seria muito interessante uma entrevista com esse vice-presidente. Certamente ele sabe de fatos que até Deus duvida. Paulo, como bom jornalista, você está nos devendo essa entrevista. pense nisso.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo3/8/11 23:08

    Entrevista o Robério

    ResponderExcluir
  27. Anônimo4/8/11 02:04

    Realmente, uma entrevista com o Roberio Sabdon seria legal! Aprenderíamos como receber 301 mil de um amigo, comprar terreno a preço de banana, devolver o terreno e não pegar o dinheiro de volta! Seria uma aula de uma pessoa muito sabida e esperta. Todos saíriamos ganhando com essa aula de esperteza e malandragem.

    ResponderExcluir