terça-feira, 2 de agosto de 2011

Reforço de segurança é cogitado, mas descartado na OAB

Até ontem à noite, a direção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará não cogitava reforçar a segurança em suas próprias instalações, a partir das 17h de hoje, quando terá início reunião ordinária do Conselho Seccional que deve discutir, de forma predominante, o angu que já se arrasta há mais de um mês, desde a autorização da venda de um imóvel da Subseção de Altamira para o advogado Robério D'Oliveira.
Advogados dos dois lados - abertamente contrários e declaradamente favoráveis aos procedimentos adotados pela presidência da Ordem, em todo esse episódio - admitiam ontem, em conversa com o poster, que será necessária uma boa dose de moderação e comedimento para evitar que os debates descambem para condutas que, aí sim, poderão arranhar ainda mais a imagem da Ordem.
Entre diretores da OAB, chegou a ser cogitada a possibilidade de reforço na segurança. Mas, ao mesmo tempo, essa providência foi em princípio descartada, até mesmo por se acreditar que implementá-la implicaria, de alguma forma, sinalizar para a sociedade que o estado de ânimos na OAB chegou a um tal ponto que os próprios conselheiros não teriam mais condições de controlar-se emocionalmente.
De qualquer forma, é inegável que a reunião será tensa. Talvez a mais tensa da história da Ordem nas últimas décadas. Resta saber se os conselheiros da OAB do Pará, com ou sem segurança reforçada, conseguirão buscar suas últimas reservas de discernimento para não deixar que as paixões, sobrepondo-se à razão, tisnem ainda mais a boa imagem que a instituição deve preservar.

11 comentários:

  1. Anônimo2/8/11 08:19

    Que predomine o bom senso e o reforço da defesa do Estado Democrático de Direito, um dos fins históricos e legais da OAB.Por sinal, a Seccional agiu com destemor no primeiro semestre em favor do Estado Democrático de Direito ao denunciar os desvios de agentes públicos na ALEPA, conforme noticiado na imprensa.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/8/11 08:30

    Como advogado, penso que o trabalho da Diretoria e Conselho Seccional da OAB-PA será sempre, em boa parte, tornar mais transparente e eficiente a administração da entidade na dupla missão de fortalecer a advocacia e defender o Estado Democrático de Direito. Avalio que a atual Diretoria e Conselho Seccional tem sido coerentes neste contexto, contribuindo, seja inclusive na adversidade, para que haja real avanço.Assim sendo,parabenizo a atual Diretoria e Conselho Seccional.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/8/11 10:00

    Depois dessa, como ficará a Ordem?
    Acho que todos os ex-presidentes, que são membros vitalícios, devem participar do que ora está acontecendo dentro da Ordem. Vou mais longe, não somente devem participar como cobrar comportamentos dignos de quem se arvorou a representar uma categoria de profissionais de grande importancia para a coletividade.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/8/11 10:08

    Que tristeza...segurança na OAB...tudo por um punhado de moedas de prata...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/8/11 11:15

    Será que no Pará , vai ser conhecida por DAB-Pa?
    Desordem dos Advogados do Brasil-Pa?!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/8/11 11:32

    A tropa de choque da OAB/Pará entrou cedo em campo...Digo, no BLOG... Foram os primeiros a postar comentários auspiciosos em favor da atual administração. Parabéns pela celeridade !! Foram tão rápidos quanto a compra do imóvel de Altamira, tão logo ele foi legalizado.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/8/11 11:38

    Um ex-presidente comentou que essa sessão jamais poderia ser conduzida por uma pessoa que está sendo investigada pelos fatos que estão sendo apurados. É coerente. Resta saber quem vai ter coragem de suscitar a suspeição do Presidente, pois a maior parte dos conselheiros é de amigos do Presidente.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/8/11 12:43

    Acontece, caro anônimo das 11:38, que o pedido de afastamento de toda a Diretoria, feito por apenas oito conselheiros, dos quais três suplentes, foi negado pelo Conselho Federal. Logo, a Diretoria está em pleno gozo de seus direitos administrativos e politicos. Vá tentar dar golpe em oura frequesia.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/8/11 15:03

    O atual presidente deve se retirar, é o minimo que tem a fazer.
    Não fazendo isso vai continuar dando tiros no pé.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/8/11 15:26

    Infelizmente nem todos os ex-presidentes, membros vitalícios, podem participar, pois exercem outros cargos na OAB que os impedem, por hora, de dar opinião.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/8/11 00:03

    Insustentável...essa é a posição do presidente Jarbas Vasconcelos. A reunião de hoje deixou isso muito, muito claro.

    ResponderExcluir