A advogada Paula Frassinetti Silva Mattos, uma das mais respeitadas do Estado e titular de banca das mais tradicionais no Pará, abriu o coração, para descomprimi-lo das decepções que o angu na OAB do Pará lhe tem causado, como a tantos outros colegas seus de profissão.
Ontem de manhã, não sem coincidência o Dia do Advogado, ela postou-se de beca e tudo no hall de entrada do prédio do Tribunal Regional do Trabalho, ali na Praça Brasil, onde funcionam a Corte e trocentas e tantas varas trabalhistas.
Naquela parte branca da beca, de cima a baixo, de fio a pavio, estava escrito em letras garrafais, em vermelho: VERGONHA.
Assim trajada, assim postada, a advogada entreteve-se, durante a manhã inteirinha, em distribuir a carta acima.
O texto não chegou pra quem quis.
Advogados e cidadãos comuns, às dezenas, se interessaram em pegar a carta para ler.
Lá pelo final da manhã, Paula subiu e foi distribuir cópias também nas varas do Trabalho.
Confiram o desabafo.
No desabafo, notem este trecho.
"Não admito que ninguém ouse macular uma instituição que não é minha, mas de todos os advogados, inclusive e principalmente dos que escrupulosamente exercem o seu mister.
"Não admito ter que ouvir piadas e indiretas nos corredores dos fóruns e mesmo dentro de um táxi acerca dos inexplicáveis acontecimentos que atingem a instituição que deveria me representar.
"Hoje é dia do advogado e eu me orgulho disso.
"Mas também é dia de muita vergonha, que é como me sinto diante dos acontecimentos acerca dos quais não vislumbro soluções reparadoras".
Cliquem na imagem para ler melhor.
Ao contrário do tom da manifestação, os advogados e advogadas avaliam que a presente gestão da OAB-PA é uma das melhores que já passou pela entidade em termos de transparência, defesa das prerrogativas profissionais dos advogados e defesa do Estado Democrático de Direito. E isso uma grande maioria reconhece.
ResponderExcluirParabéns, Paula! Não perca a esperança. O Conselho Federal vai dar a solução reparadora que você e todos os advogados de bem esperam.
ResponderExcluirEsse é o sentimento de todos nós Advogados. Tristeza.
ResponderExcluirMuto pertinente o protesto em um estado de causas que vive o nosso país, o nosso estado, as pessoas e suas atividades. Parabéns a advogada pela atitude de chamar a atenção das pessoas. É uma reflexão para que se mude de atitude em benefício de uma sociedade mais ética. O tempo urge e é preciso mostrar isso que temos e precisamos melhorar para o bem de nosso futuro. Lembrando: "não somos nada, absolutamente nada, se NÃO lutarmos por um ideal".
ResponderExcluirO plantonista do Jarbas - sempre o primeiro anônimo - acorda cedo para defender o chefe nos blogs. Não adianta. A classe tá indignada e a carta de uma advogada séria e respeitada reflete muito bem a indignação. PARABÉNS PAULA!
ResponderExcluirNÃO DESANIME, PAULA!
ResponderExcluirO CONSELHO FEDERAL VAI AGIR, PODE TER CERTEZA.
A Dra. Paula é exemplo de profissionalismo, seriedade e ética. Agora ela também brilha pela sua coragem e determinação. Diferencia-se dos omissos! LAVOU A NOSSA ALMA.
ResponderExcluirVERGONHA!!!!!
ResponderExcluirEssa é a palavra certa!
Os advogados, funcionários e Juízes aplaudiram a atitude da Dra. Paula!
E o mais importante é que ela não pertence a grupos e tem independência e credibilidade.
PARAB´NES.
A Dra. Paula é filha do Dr. Itair Silva, já falecido. Se fosse vivo, estaria muito orgulhoso da atitude de sua filha. Todos os advogados sérios e honestos estão se sentindo com a alma levada. Parabéns a essa mulher forte, altiva e que não ficou omissa diante dessa vergonha. Cadê os outros advogados sérios desse Estado?
ResponderExcluirOS FUNCIONÁRIOS DO TRT GOSTARAM MUITO DA MENSAGEM DA DRA. PAULA, QUE REPRESENTA O PENSAMENTO DE TODOS QUE SEMPRE ADMIRARAM E RESPEITARAM A OAB NO PARÁ.
ResponderExcluirPARABENS PELA CORAGEM. TODOS DEVEM ADERIR!
Quem nos dera Paula que pessoas como tu não acabassem por se afastar de nossa tão querida OAB, pelo contexto das coisas que possibilita tristes acontecimentos como o que agora nos envergonha.
ResponderExcluirVergonha! Termo perfeito e tão doloroso - vergonha dos que construiram a Ordem; dos que nos deixaram exemplo de dignidade; dos colegas jovens advogados e de nós, já não tão jovens também; dos sérios magistrados e membros do Ministério Público, que junto conosco devem distribuir justiça; da sociedade civil que na OAB sempre confiou - VERGONHA por essa trupe que não nos representa!
Parabéns amiga por poder dizer, por ser exemplo de dignidade e ter corragem de assinar em baixo.
Duda
A advogada Paula Franssinete é uma brava e digna cultora da profissão que abraçou. Honra o legado de Itair e Josefina Silva.
ResponderExcluirSeu protesto é justo e pertinente.
Sinceramennte não entendi uma coisa, qual é o demérito do advogado pertencer a um grupo? Isso é errado, desacredita a luta?
ResponderExcluirNão vejo assim, a história nos ensina que, para alterar o status quo, os cidadãos se unem em grupos com interesses convergentes. há se ser lembrado que a opinião pública por exemplo, para pressionar mudanças, tem que ser e estar mobilizada em grupo ou grupos, senão não consegue muita coisa.
Não sou advogado mas de vez em qdo dou pitacos na confusão dos nobres causídicos, e nesse caso, me desculpe a advogada solitária em sua manifestação e aqueles que a apoiam, mas manifestações como essa tem o fim em si mesmo...daí a necessidade de se unir em...grupos!
Desculpe, meu nome é Augusto.
ResponderExcluirAugusto, não há nenhum problema em se unir a grupos. È importante. Mas eu conheço a Dra. Paula e sei que ela quer se referir aos dois grupos que estão em litígio. Ela não pertence a nenhum desses grupos. É isso o que ela quis dizer e é verdade. Afirmou isso para não ser confundida com os grupos em litígio. E isso precisava ser dito na mensagem, especialmente para os que não a conhecem.
ResponderExcluirPARABÉNS PAULA FRASSINETTI!
ResponderExcluirFALOU TUDO O QUE OS ADVOGADOS SÉRIOS QUERIAM DIZER.
TENTE AGORA ENCABEÇAR UM GRUPO DE ADVOGADOS SÉRIOS E INDEPENDENTES PARA A LUTA!
Voltando aos meus pitacos. Navegando nos blogs que comentam a situação da OAB, vislumbrei, pelo menos,três grupos. Portanto, não são dois grupos não.
ResponderExcluirQdo falei sobre a necessidade de se formarem grupos, o fiz porque lembrei de Dom Quixote e seus moinhos de vento...mas lembrei tb daquele caçador de marajás de triste lembrança para nós, brasileiros. Ele bradava sozinho levantando os punhos, lembram?
Senhores, não me entendam mal, não quero ser alvo da fúria emocionada daqueles que estão envolvidos no embate, mas tão somente quero chamar atenção para determinados brados que, numa democracia, devem ser vistos com certa reserva.
Não tiro o mérito do protesto. Expressou o sentimento justo, a indignação por tudo que os advogados sérios estão sofrendo, mas não posso deixar de criticar a forma como aqueles que estão nos grupos foram tratados no referido protesto.
Reunir-se em grupos faz um bem danado para a democracia!
Augusto
Parabéns Dra. Paula pelo seu desabafo e escolha da palavra VERGONHA!!!
ResponderExcluirNinguém está acima da OAB!!!
Sugiro a senhora e todos os colegas advogados interessados no resgate de nossa instituição, e sem interesses de defender quem quer que seja (inclusive eu, que estou excercendo o cargo de Conselheiro Estadual Suplente da OAB/PA) que compareçam nas próximas sessões do Conselho e tirem suas próprias conclusões. A próxima sessão será no dia 16/08/2011.
Como me falou um dos membros da atual diretoria da OAB/PA: A vida segue. A OAB é maior que qualquer um de nós.
Sou funcionário antigo do TRT e gostaria de registrar que o protesto da Dra. Paula foi magnífico. Jamais havia assistido ato tão corajoso e que reflete bem a indignação que temos visto nos advogados trabalhistas.
ResponderExcluirÉ isso aí, Dr. Raphael.
ResponderExcluirNinguém está acima da OAB.
Mas tirem toda essa Diretoria, pois todos estão expondo a OAB ao ridículo. Esses 5 deveriam ter vergonha e se afastar.
Ao primeiro anônimo que fala da maioria, quero perguntar se é a maioria que foram na reinauguração da casa do advogado inaugurada pela direção passada ou é a maioria que compareceu na sessão da câmara municipal?
ResponderExcluirNo primeiro não tinha nem 20 advogados e no segundo somente 5, o que significa dizer que, se tomarmos os que prestigiam o atual presidente, essa maioria hoje soma 25 advogados.
Muito bem então. O Atual presidente está muito bem na foto, já que temos mais de 10 mil advogados inscritos e exercendo a profissão hum hum...
Dra. Paula, já que os advogados não se mexem, que tal tentar organizar a sociedade civil???? Ele não disse na Câmara que a Ordem representa a sociedade civil?
ResponderExcluirOs conselheiros federais comentam que vai ser a primeira intervenção na história da Ordem, em todo o país. Mais uma vergonha para o nosso Pará.
ResponderExcluirOS ADVOGADOS CONTINUAM DE LUTO ATÉ A INTERVENÇÃO!!!!
ResponderExcluirColegas conselheiros: os advogados serios pedem que os senhores compareçam de luto à sessão do dia 16. Todos de preto!!!!
ResponderExcluirBRAVA PAULA!
ResponderExcluirREÚNA OS ADVOGADOS DESTEMIDOS PARA MAIS UMA MANIFESTAÇÃO NA PORTA DA OAB NO PRÓXIMO DIA 16. TODOS DE LUTO!!!
Todos nós estamos de luto até a intervenção. O Conselho Federal que não se engrace de terminar tudo em pizza.
ResponderExcluirPB, que tal uma entrevista com essa advogada trabalhista?
ResponderExcluirA Dra. Paula passou dois dias recebendo os parab´nes da classe. Pena que os advogados não são coorajosos como ela e não se manifestam. Fica todo mundo esperando pelos outros.
ResponderExcluirPIZZA OS ADVOGADOS NÃO ACEITAM!
ResponderExcluirINTERVENÇÃO E PROCESSO DISCIPLINAR JÁ!
Muitos ainda não podem aparecer. Calma gente! Muita calma!
ResponderExcluirISSO SIM É QUE É ADVOGADA QUE MERCE NOSSOS APLAUSOS!
ResponderExcluirE O CONSELHO FEDERAL VAI DECIDIR!