quarta-feira, 16 de março de 2011

"Eu errei ao calcular pavimento por pavimento"



Quarenta e cinco após o desabamento do edifício Real Class, o engenheiro Raimundo Lobato da Silva, que fez o cáculo estrutural do edifício, confessa que realmente errou, confirmando conclusão de laudo divulgado na última sexta-feira pela Universidade Federal do Pará.
Em entrevista na manhã de ontem ao Programa "Comando Geral", exibido de segunda a sexta-feira na Rádio Metropolitana FM 94,3 em Belém, Lobato disse clarmente que errou ao não considerar o vento e ao calcular o prédio "pavimento por pavimento", e nã como um todo.
Ressaltou ainda em 21 anos de profissão, atuando na área de cálculo estrutural, já assinou vários outros prédios, sem levar em consideração a força do vento. Mas até hoje, nehum desses prédios, já construídos e habitados, desabou.
Ouça o áudio, gentilmente remetido ao Espaço Aberto pelo radialista Carlos Baía.

5 comentários:

  1. Ocorre que o real classe era o único com 34 andares.
    Ou tem outro dessa altura que ele calculou do mesmo jeito?

    ResponderExcluir
  2. conheci o lobato no início dos anos 80, e tive o prazer de trabalhar com ele na empresa cca - construção civil da amazonia, nesta época, ele ainda era um jovem estudante de engenharia, completamente responsável,dedicado e aplicado em suas tarefas profissionais. Acredito que o meu amigo, vai superar o ocorrido, porque Deus não vai abandoná-lo. Caro amigo creia em Deus. Nonato do computador.

    ResponderExcluir
  3. Não considerar vento em edifícios é um verdadeiro absurdo.
    Trata-se da mais pura incompetência e inconsequência.

    ResponderExcluir
  4. Como professor de estruturas e Eng calculista faz 40 anos eu lamento o ocorrido embora ainda não saber de detalhes mas sempre digitais meu alunos nunca subestime a nbr 6118 em todas as considerações é um edifícios com mais de 6 pavimentos a estabilidade global e a força do vento são de extrema importância num prédio como este não se admite omitir estes efeitos e os programas que utilizamos levam em consideração as normas e os esforços é só questão de configuração se desligar estes item é pedir para que acidentes aconteçam não se economiza esforços em prol da economia na obra. Enfim espero que não tenham havido vítimas pois não tive nenhuma informação sobre este acidente. Que Deus iluminemos responsáveis pelo projeto e pela obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel Silva6/10/17 08:39

      Além do vento, as vírgulas também são importantes

      Excluir