De um Anônimo, sobre a postagem Há candidatos e candidatos. Por quê?:
É evidente que a representação política funciona melhor quando é constituía de homens letrados ou cultos. Mas aí - sem que muitos percebam, inclusive a mestranda - reside um grave perigo e que remonta à filosofia política de Platão, a saber: democracia não pode ser conduzida somente pelos letrados, pelos mais cultos ou inteligentes.
Platão, como sabemos, defendia que o governo fosse tocado pelo chamado Rei-Filósofo, ou seja, preconizava um tipo de governo no qual os menos letrados seriam excluídos do comando. E isso não é, a toda evidência, um critério que conduza à democracia, que tem como um de seus pressupostos a idéia de igualdade política, a idéia de que qualquer um possa chegar ao comando dos negócios políticos desde que cumpridas certas condições mínimas fixadas pela lei.
A História assinala que Platão foi um inimigo da ágora, foi, enfim, um inimigo da democracia ateniense; e, quando lemos "A República", espantamo-nos com o programa político que ele sugere (não foi falta, por exemplo, sequer a sugestão de manipulação dos mitos, tudo com a intenção deliberada de inocular nas crianças um programa político totalitário).
O acesso aos cargos públicos tem, portanto, que ser aberto a todos; pretender que só os letrados tenham acesso aos cargos políticos apresenta um forte viés platônico, o que significa que deve ser rejeitado sob pena de violar o princípio da igualdade política entre todos.
Antes, devemos pensar como Péricles que, na Oração Fúnebre, disse que todos eram capazes de entender os negócios políticos.
Então tá.
ResponderExcluirÉ por isso que temos essa bando de porcaria digo, de políticos e suas "qualificações".
E não tem só os letrados e inteligentes.
Tem os espertos também.
Até aquele que tocava sanfona que foi deputado e montou um feudo e mamou na Funasa tá querendo reaparecer na área.
É, a gente "merecemu".
Democraticamente...
Caro anômimo,
ResponderExcluir"É evidente que a representação política funciona melhor quando é constituía de homens letrados ou cultos"?
Política baseada em evidências?
Coitado do Lula(torneiro mecânico) diante desta sua concepção, não se elegeria nunca. O debate não quem é """letrado"""" ou não.
Abçs,
Ana Lúcia.