Toma-te!
A CTBel – sim, ela mesma – e a Secon passaram no início da madrugada desta quinta-feira pela Braz de Aguiar, na área que vai da Rui Barbosa até a Benjamin.
Multaram trocentos carros.
Inclusive – e sobretudo – é claro os que se encontravam sobre as calçadas.
Os carros, em sua maioria, são de freqüentadores do bar Capital e do Cosanostra.
O Cosanostra, vocês sabem, produz sempre noites inesquecíveis.
E o Capital também atrai um tipo de público – tudo gente da nossa melhor sociedade, da maior catiguria – que, vez por outra, mostra a sua verdadeira natureza.
Aliás, se a CTBel não dormisse e fizesse sempre o que fez na madrugada de hoje, seus cofres, que já estão abarrotados de dinheiro provindo da indústria de multas, ficariam mais abarrotados ainda.
Seria necessária uma outra CTBel para gerir tanto dinheiro.
Porque a bagunça, nesta área da Braz de Aguiar, durante as madrugadas, é uma coisa impressionante.
A CTBEL tem que fazer isso rotineiramente até que reste claro que o poder público não transigirá com o desrespeito e a violação à lei.
ResponderExcluirVc tem razão, PB: se for uma ação esporádica, continuará tudo como dantes no quartel de Abrantes.
Vejam onde encontrar carros estacionados, especialmente à noite, nas calçadas e canteiros:
ResponderExcluir- 25 de setembro
- Visconde de Inhauma entre Lomas e Angustura
- Marquês de Herval
- no entorno da Unama (pela 9 de janeiro).
faça uma campanha junto aos seus amigos blogueiros para que apresentem aqui ou em outro lugar uma cópia de multa de um taxi,...basta uma..mostrar que a Ctbel é uma empresa séria que merece respeito, pois assim com essas atitudes direcionadas mas parece caça niquel.
ResponderExcluirA CTBEl está certo, deveria fazer estas diligências com frequência, e sugiro que a mesma faça o mesmo na RUI BARBOSA, no trecho da TIRADENTES até a GOVERNADOR JOSÉ MALCHER.
ResponderExcluirE a CTBEL, deveria visitar a AV NAZARÉ, e a GENTIL na frente do COLÉGIO NAZARÉ e MODERNO, onde os carros faze fila tripla, e dane-se a população.
Parabéns a CTBEL.
Esse tipo de ação feita na moita é típica da companhia que deveria gerenciar o trânsito em Belém. Na moita também ficam os guardas e suas cadernetas. Sempre na moita das mangueiras, dos postes, das esquinas, deixando o trânsito correr do jeito que der. Na moita também ficam as informações sobre o uso dos recursos financeiros arrecadados com as multas. Na moita também ficam os processos de julgamento dos recursos contra as multas.
ResponderExcluirCarro na calçada: é uma opção individual do motorista que resolve seu problema ou um sintoma de falta de espaço na cidade? O que vem primeiro?
Antes de continuar, uma advertência: não moro naquele logradouro e tampouco concordo que as calçadas sejam estacionamento. Também sou motorista e, parte do dia, pedestre. Fim de semana, ciclista. Aceno ao táxi quando sei que dirigir a algum lugar será problema. Em qualquer modalidade acima descrita, estou insatisfeito com o trânsito de Belém.
Quem está satisfeito? Apenas quem ganha dinheiro com isso.
Não entendo, portanto, o júbilo com esta ação da companhia que deveria gerenciar o trânsito de Belém.
A ação não resolve nada. Absolutamente nada. A multa como método de ordenamento do trânsito é ineficaz. Concordamos que ela é imprescindível para aplicação da lei. Mas, em Belém, ela é ineficaz exatamente por ser o único método de "gerenciamento" do trânsito. Ou alguém sabe o que mais faz a companhia além de multar?
Como alternativas às operações-moita:
1) A companhia poderia reunir-se com os comerciantes da região (inclusive o comércio de lazer noturno) e definir alternativas (e investimento privado) para a ocupação do espaço público por automóveis.
Que tal estacionamento público financiado com dinheiro privado e gerido por cooperativas de guardadores de carro? Ao invés da multa, mensalidade, taxas. A lei se cumpre, a cidade agradece.
2) A companhia poderia debater junto aos condomínios de áreas intensamente residenciais (nas quais rua cumpre papel de estacionamento) alternativas de ocupação, ordenamento. E advertência porta a porta, também. Afinal, lei é lei. Mas multar por multar não vai mudar a dinâmica de ocupação do espaço. A cidade tem demandas e elas vão continuar.
Não houve solução, houve arrecadação de dinheiro amparada pela lei. Dinheiro que não se sabe para onde vai. E só.
3) Se houvesse administração em Belém, as construtoras deveriam ser parte desse processo. A cada novo prédio, comercial ou residencial, uma alternativa além do estacionamento no subsolo. A legislação para isso existe, mas as multas são pequenas e sai mais barato para as construtoras pagar a multa a investir em solução de verdade.
Belém está cheia dessas soluções de mentirinha, e a companhia que deveria gerenciar o trânsito na cidade é a melhor representação disso. Pois o trânsito tem demandas urgentes, imediatas, que atingem a todos, absolutamente todos, e de várias formas (no congestionamento, na violência, na hostilidade, no achaque travestido de autoridade).
Autoridade para quê?!
E, sabemos todos, de hostilidade a companhia que deveria gerenciar o trânsito de Belém entende. Afinal, ela gerencia o trânsito no apito, no grito, na canetada. Com soluções de mentirinha.
O trânsito? O trânsito somos nós.
Uma boa razão para a companhia abrir o debate. Para a companhia que deveria gerenciar o trânsito de Belém sair da moita.
Mas... deixa pra lá. Belém faliu e ninguém percebeu.
A CTBel poderia começar o expediente mais cedo e atuar na hora do rush, especialmente nos pontos críticos, que eles conhecem muito bem. E não apenas para multar, mas para orientar e desafogar o trânsito. Ninguém merece a barbárie que virou o trânsito de Belém e só vemos os agentes da CTBel escondidos em árvores e muros para multar sob a tática do fator surpresa. É função do órgão orientar e ordenar o trânsito.
ResponderExcluirPaulo, é muito pior na área entre a Quintino e Generalíssimo, além de os carros dos bacanas por cima das calçadas, temos as motos e as vans da Spazzio. Ah...e agora tem mais dois bares novos nesse perímetro...todos, claro, com mesas ocupando as já escassas calçadas...tudo na maior cara - de -pau.
ResponderExcluirPaulo, é muito pior na área entre a Quintino e Generalíssimo, além de os carros dos bacanas por cima das calçadas, temos as motos e as vans da Spazzio. Ah...e agora tem mais dois bares novos nesse perímetro...todos, claro, com mesas ocupando as já escassas calçadas...tudo na maior cara - de -pau.
ResponderExcluirE o entorno do cursinho Equipe continua cada vez pior.
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