Segmentos que apoiam a candidatura do advogado Sérgio Couto à presidência da OAB-PA, pela chapa OAB Independente, estão divididos quanto à estratégia utilizada durante o debate na TV RBA, na última quinta-feira (29).
Nesse debate, se vocês estão lembrados – e certamente que o assistiu não esquecerá -, Sérgio mostrou-se surpreendente conciliador, sereno, esbanjando ternura.
Uma postura que, conforme observou o blog, não deixou de ser surpreendente.
Surpreendeu porque o candidato, conforme ele mesmo reconhece publicamente, tem “pavio curto”.
E Sérgio Couto, além disso, tem adotado, desde que resolveu se lançar candidato em oposição a Jarbas Vasconcelos, da chapa Juntos Pra Avançar, uma postura oposicionista configurada num discurso dos mais contundentes.
E tanto é assim que o mínimo – o mínimo mesmo – que Sérgio tem dito sobre o acordo que selou a candidatura de Jarbas é que ele, o acordo, é “espúrio”.
O segmento que apoia o novíssimo estilo ternura de Sérgio Couto acha que o candidato cai bem nesse figurino – ou o figurino cai bem nele, se quiserem -, uma vez que não haveria qualquer contradição entre a contundência verbal e a elegância no trato com os adversários.
Os que aderem ao estilo paz e amor de Sérgio Couto também observam que o candidato, em verdade, não abriu mão de sua contundência e da crueza com que desfiou suas verdades para criticar Jarbas, e sim modulou-as num tom e numa forma que pareceram, à primeira vista, nem tanto agressivas para boa parte do distinto público que assistiu ao debate.
Ternurice exagerada
Ao contrário, o segmento de eleitores de Sérgio Couto que discorda de sua ternurice exagerada notam que o candidato fica totalmente desconfortável e não parece nada verdadeiro ao interpretar, digamos, um novo personagem.
Mesmo que o personagem esteja imbuído de propósitos claramente eleitorais.
O melhor de Sérgio Couto, acham os indignados com sua conversão a um estilo lorde de ser, é justamente a sua contundência, o manter-se sempre no ataque, o soltar a língua sem medo de indispor-se com quem quer que seja.
Entendem os antiternuristas que Sérgio Couto, no papel de Sérgio Ternura, soa falso. Mal comparadamente, é como se um remista tentasse mostrar-se friamente educado quando o Paysandu faz um gol no Remo – e vice-versa, um bicolor quando o Remo marca um tento no Paysandu.
De qualquer forma, e enquanto os coutistas discordam entre si, convém aguardar o próximo embate entre Jarbas, Sérgio Couto e Mailton Ferreira, da Nova Ordem.
Será no dia 9 próximo, na TV Cultura.
Até lá, vale notar, o debate vai continuar.
Vai continuar pelas páginas de O LIBERAL.
Leiam a nota ao lado.
Está no caderno de Atualidades deste domingo.
Nela, Sérgio Couto ataca Jarbas.
No caderno Poder, também deste domingo, tem outra nota que o blog vai disponibilizar mais tarde.
Nela, Jarbas ataca Sérgio Couto.
É o aperitivo.
Um aperitivo para a entrevista na TV Cultura.
Agora, depois de assistir o debate e lendo essa carta aberta do Sérgio Couto, dá pra entender porque a situação preferiu o Jarbas como candidato a presidente e não o Couto. Ele pensa que é ele quem tem o "poder" e não a classe. Ele acha que ele é quem diz quem está preparado para presidir a OAB e não a classe numa eleição. Confessa que se fosse ele o candidato a presidente com o Jarbas de vice tava tudo bem. E ainda chama o Jarbas de arrogante? Só rindo. Mas não entendi essa parte: "Você até chegou a propor (ao MN) ser meu vice..." Quem é MN? Alguém sabe me esclarecer essa parte?
ResponderExcluirMN ...
ResponderExcluirJÁ OUVI FALAR, LÁ PELO TJE!
É UM EX-PRESIDENTE DE OAB E DO PROPRIO TJE. AGORA ELE ESTÁ NO ANJ, MAS AINDA ENTENDE MUITO DE OAB...
CONCORDO COM O ANÔNIMO ACIMA DAS 7:20.
O SERGIO COUTO ACABOU REVELANDO QUE QUERIA O JARBAS COMO SEU VICE. PARA ISSO O JARBAS PRESTAVA NÉ SERGIO COUTO? SE FOSSE ASSIM O ACORDO NÃO SERIA "ESPÚRIO" NÃO É SC? O "TERNURINHA" FOI RIDÍCULO MESMO, E AINDA CONFESSA QUE TENTOU UTILIZAR O MILTON NOBRE PARA TENTAR O ACORDO COM O JARBAS. SÓ QUE JARBAS NÃO SE DOBROU AOS CAPRICHOS DE SC E O ALIJOU DE SUA CHAPA!!! BEM FEITO, SEU ARROGANTE!
Gente, sou advogada, já apoiei SERGIO COUTO e, há um tempo atrás, perguntei a ele porque tanta raiva de Jarbas e OPhir? Sabe o que ele respondeu? Que Ophir não presta porque não o apoiou ao CNJ. E agora ele diz que vai apoiar OPhir se for Presidente aqui? Que mentiroso, meu!!!Mas como mentira tem perna curta, os advogados paraenses já sabem que ele apoia o candidato do Mato Grosso do Sul à Presidencia da OAB. E isso ele confessa em seus círculos mais íntimos.
ResponderExcluirNão concordo com os demais...
ResponderExcluirAcredito que o Dr. Sérgio não era avesso a candidatura do Jarbas, desde que este começasse por um outro cargo que demandasse menos experiência!
O Jarbas sempre esteve do lado da oposição, ele travou lutas homéricas com o Ophir, e agora, por motivos meramente eleitorais diz que sua chapa é plural e democratica!
Isso é uma vergonha, não acho que haja arrongância por parte do Dr. Sérgio... Acho que ele diz a verdade, baseado num passado de coisas que fez pela classe.
Mas fica a pergunta no ar...
O que o Jarbas fez???
Não concordo com os demais...
ResponderExcluirAcredito que o Dr. Sérgio não era avesso a candidatura do Jarbas, desde que este começasse por um outro cargo que demandasse menos experiência!
O Jarbas sempre esteve do lado da oposição, ele travou lutas homéricas com o Ophir, e agora, por motivos meramente eleitorais diz que sua chapa é plural e democratica!
Isso é uma vergonha, não acho que haja arrongância por parte do Dr. Sérgio... Acho que ele diz a verdade, baseado num passado de coisas que fez pela classe.
Mas fica a pergunta no ar...
O que o Jarbas fez???