O paraense Sebastião Dias Klautau, o Tito, como é mais conhecido, diplomou-se em Engenharia Civil pela UFPA, em 1972.
Em 1973, deixou Belém para fazer curso de pós-graduação e, desde então, tem vivido a maior parte do tempo afastado de Belém.
Ao ler aqui no blog a matéria CTBel falta à sessão que discutia o trânsito, postada na última sexta-feira (25), Tito lembrou-se de dois e-mails que enviou ao jornalista Lúcio Flávio Pinto, em 21 de maio deste ano.
Com o propósito de contribuir para a discussão dos problemas do transporte coletivo urbano em Belém, Tito encaminhou ao blog a mensagem enviada a Lúcio.
É a seguinte:
Prezado Lúcio, fui informado que uma equipe de técnicos da NICA (Japan International Cooperation Agency) está novamente em Belém, desenvolvendo estudos para apresentação de um novo Plano de Transportes para a Região Metropolitana de Belém.
Soube que já está aprovada a autorização da Assembleia Legislativa para o governo do Estado contrair empréstimo de cerca de R$ 189,90 (cento e oitenta e nove milhões e novecentos mil reais) junto ao JBIC (Japan Bank for International Cooperation), para pagamento dos estudos técnicos e execução de projetos deles provenientes.
Tudo isto faz parte de um programa denominado de "Ação Metrópole", desenvolvido pela Sepe (Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos).
Estas informações fizeram-me lembrar uma Dissertação que defendi no Curso de Mestrado em Transportes Urbanos da UnB, em maio de 1993, com a orientação do então professor de "Avaliação de Projetos", Cristovam Buarque (hoje Senador pelo DF).
Naquela época, ajudava o professor Cristovam na instalação do Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável na UnB e estava interessado na interdisplicinaridade das "Ciências" desenvolvidas na Universidade e na distância entre o que é pesquisado dentro de algumas dessas "Ciências" e as necessidades da população do país onde está situada a Universidade.
Sabendo do teu enorme interesse em tudo que diz respeito à Belém, estou enviando a dissertação, pois, apesar dos 16 anos decorridos desde a elaboração dela, acredito que muito do que apresentei ainda tem validade hoje.
Tito Klautau informa que está aberto a críticas sobre sua dissertação, “pois um dos objetivos que tive, ao escrevê-la, foi incentivar as críticas”.
Clique nos links abaixo para acessar os cinco arquivos que compõem a íntegra da dissertação:
Dissertação de Sebastião Klautau - Parte 1
Dissertação de Sebastião Klautau - Parte 2
Dissertação de Sebastião Klautau - Parte 3
Dissertação de Sebastião Klautau - Parte 4
Dissertação de Sebastião Klautau - Parte 5
Ah, seu Espaço, "os pessoal" da Ctbel não leem esses assuntos, são muito áridos pra eles.
ResponderExcluirEles estão sempre interessados em títulos mais, digamos, "rentáveis" do tipo:
"Como aplicar mais multas"
"A arte de arrecadar dinheiro do povo"
"Desculpas furadas; embromations e enrolations".
Entendeu em quê eles estão interessados? pois é...
Paulo.
ResponderExcluirAgradeço a divulgação de minha Dissertação e recebe meus parabens pela qualidade de teu BLOG.
É isso mesmo:BLOG com letra maiusculas.
Mais uma vez, obrigado pela atenção.
Um abraço do Tito Klautau.
Não há de quê, Tito.
ResponderExcluirVocê é que manda.
Abs.
fico satisfeita em encontrar esse tipo de BLOG, pois sou também de Belém, e sempre estive preocupada com o transporte, em toda a sua estrutura. E hoje mestranda na área de transporte, tenho que conhecer trabalhos como seu Sr. Tito Klautau.
ResponderExcluirAtt. Lucinei
PAULO, fiquei muito contente com este email de LUCINEI.
ResponderExcluirPodes informar que ela pode usar os seguintes emails caso queira entrar em contato comigo:
sebastiaoklautau@gmail.com ;
klautau@estadao.com.br ;
sebastiaoklautau@yahoo.com.br ;
sebastiaoklautau@hotmail.com .
Gostaria de saber qual a Universidade que LUCINEI está fazendo o Mestrado e qual o tema da Dissertação.
Um abraço do TITO KLAUTAU.
Olá, Tito.
ResponderExcluirInfelizmente, não tenho como dar retorno à leitora, porque ela mandou os comentários diretamente para a caixinha, e não por e-mail.
E quando os comentários são enviados diretamente para a caixinha, não se pode ver a origem.
De qualquer forma, vamos ver se ela volta aqui.
Se voltar, vai encontrar os e-mails que deixaste.
Abs.