quarta-feira, 1 de julho de 2009

Estado pode ter o 3º caso de gripo suína

No AMAZÔNIA:

O terceiro caso da Influenza A no Pará pode ser confirmado até o final da manhã de hoje, conforme afirmaram a diretora do Instituto Evandro Chagas, Elizabeth Santos, e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que informou ontem que uma pessoa está sendo investigada sob suspeita de ter sido contaminada pelo vírus H1N1 no Pará. Contudo, informou a Sespa em nota técnica, os exames já foram realizados pelo Instituto Evandro Chagas e a Sespa aguarda o resultado para hoje de manhã. Até o momento, apenas duas pessoas foram diagnosticadas com gripe A no Estado.
O primeiro caso do vírus no Pará foi confirmado no dia 25 de junho. Uma paraense, de 18 anos, vinda de Orlando e Miami, nos Estados Unidos, foi contaminada. A mãe dela também ficou sob suspeita, mas depois de fazer o PCR, exame que diagnostica a doença, foi descartada a contaminação pelo vírus. A jovem, que apresenta quadro estável, ainda está isolada na sua própria casa e está sendo monitorada pela Sespa.
O segundo caso da doença no Estado foi comprovado em um homem que veio de Buenos Aires, na Argentina. Ele também está em isolamento domiciliar e tem o quadro estável.
Elizabeth Santos, do Evandro Chagas, garante que, ontem, apenas um material de coleta chegou aos técnicos que analisam o vírus H1N1. 'Só recebemos um material do Pará para coleta. Esse resultado só deve sair amanhã (hoje)', afirmou.
O Instituto Evandro Chagas já analisou 28 casos com suspeita da gripe suína no Pará, sendo que 25 já foram descartados laboratorialmente, já que além dos dois casos confirmados, ainda é aguardada a confirmação - ou não - para o terceiro caso suspeito.
Segundo a Sespa, após isolamento de sete dias, as pessoas contaminadas podem retornar ao convívio social normal, sem risco de transmissibilidade da doença. Cinquenta e quatro pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados também estão sob investigação e acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário