A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, Angela Sales (na foto), assina nota, publicada nos jornais, defendendo a legitimidade de acordo que poderá garantir uma chapa única na eleição para renovar a diretoria da entidade, em novembro próximo. O acordo prevê que o cabeça de chapa será Jarbas Vasconcelos, com a contrapartida do apoio à candidatura de Ophir Cavalcante para presidente nacional da Ordem.
“A aliança celebrada, em torno de Jarbas para a Presidência Seccional e Ophir para a Presidência Nacional, foi amplamente discutida com incontáveis colegas da capital e das subseções da OAB nos demais municípios, sendo positivamente recomendada por representar enorme avanço no fortalecimento da nossa entidade no Pará e no Brasil”, diz Angela Sales.
A seguir, a íntegra da nota:
-------------------------------------------
À ADVOCACIA DO PARÁ
Nós, advogadas e advogados, em novembro deste ano, aqui no Estado e em todas as demais seccionais pelo Brasil afora, iremos eleger os colegas que dirigirão os destinos da OAB no triênio de 2010 a 2012.
Após elegermos nossos representantes nos Estados, em fevereiro de 2010 teremos eleições dos que comandarão a OAB no âmbito nacional.
O embate democrático, fundamental para o fortalecimento das instituições, há muitos anos tem sido a tônica das eleições da OAB no Pará. Muitos de nós temos participado ativamente, há 12 anos, dessas importantes disputas, e obtido, por meio do voto da classe, a responsabilidade de conduzir nossa entidade.
Em que pese o embate ser característico da democracia e da própria natureza combativa do advogado, momentos há em que precisamos deixar de lado as disputas internas e centrar forças em torno de um projeto nacional, que engrandecerá a classe dos advogados paraenses; precisamos superar divergências pontuais e trabalhar com o objetivo comum de levar um advogado do Pará à Presidência do Conselho Federal, o mais alto cargo da OAB no Brasil,
Esse propósito, aliado à minha impossibilidade pessoal e familiar de concorrer à reeleição, levaram o Presidente Nacional da OAB, CEZAR BRITTO, a estimular uma ampla aliança reunindo os colegas que, nos últimos anos, estiveram em lados opostos nas eleições da OAB do Pará; aliança que possa, inclusive, servir de exemplo de união da advocacia para as demais seccionais da OAB nos Estados; aliança que busca pacificar a classe e conferir maior legitimidade para o advogado paraense OPHIR CAVALCANTE JUNIOR concorrer à Presidência do Conselho Federal.
A eleição de OPHIR para a Presidência da OAB nacional valorizará ainda mais a advocacia paraense, que terá mostrado seu compromisso em torno dos melhores ideais da classe, e servirá como destaque positivo de nosso Estado no cenário nacional.
É louvável e salutar que o advogado JARBAS VASCONCELOS, destacado líder e articulador da oposição nos três últimos embates eleitorais de nossa entidade, venha cerrar fileiras, como candidato à Presidência da OAB do Pará, em torno desse elevado objetivo, comum a toda advocacia paraense, apoiado pelos colegas do grupo de oposição, reconhecendo que, acima de interesses locais, merece prioridade a eleição de um advogado paraense para presidir a OAB nacional.
A união da classe demonstra maturidade e compromisso com a alternância de poder, igualmente salutar no regime democrático. Ao lado disso, a reunião de tradicionais opositores foi celebrada com inspiração no compromisso inarredável de defender os ideais republicanos e democráticos que fundamentam a existência da OAB; de defender sempre o postulado constitucional da indispensabilidade do advogado à administração da Justiça e à própria sobrevivência e consolidação do Estado Democrático de Direito.
A aliança celebrada, em torno de JARBAS para a Presidência Seccional e OPHIR para a Presidência Nacional, foi amplamente discutida com incontáveis colegas da capital e das subseções da OAB nos demais municípios, sendo positivamente recomendada por representar enorme avanço no fortalecimento da nossa entidade no Pará e no Brasil.
Por isso, prestando contas aos colegas que integram a OAB do Pará, que sempre nos honraram com o seu apoio e imprescindíveis críticas, durante o período do mandato que se encerrará em 31 de dezembro próximo, venho ratificar meu compromisso com a advocacia, acima de qualquer sentimento ou projeto pessoal, e postular, a cada advogada e advogado deste Estado, que prestigie essa reunião em torno do propósito de alçar a advocacia paraense ao topo de nossa entidade nacional.
VAMOS TODOS, ADVOGADAS E ADVOGADOS, COESOS, EM UMA SÓ FILEIRA, ENFRENTAR O ENRIQUECEDOR DESAFIO DE ELEGER UM PARAENSE PARA A OAB NACIONAL.
ANGELA SERRA SALES
Presidente da OAB/PA
Angela, esses motivos pessoais e familiares não seriam medo de perder a eleição
ResponderExcluirÉ claro que sim, anônimo das 18:21h.
ResponderExcluirResposta ao das 18:21. Meus motivos são pessoais e familiares, sim - minha mãe tem quase 81 anos, ficou viúva e não superou; tenho 2 filhos e todos 2 moram em SP; meu irmão Egidio está sobrecarregado no escritório, pois estou nesses últimos 3 anos inteiramente dedicada à OAB, e meu irmão, que trabalha por 2 tem dividido seus honoráros comigo, pois, como se sabe, o trabalho na OAB é sem remuneração - aliás, como deve ser.
ResponderExcluirEm todas as pesquisas, o trabalho que vimos desenvolvendo na Ordem - não só eu, mas os demais diretores, conselheiros e advogados nas comissões - tem a aprovação de 75% porcento dos advogados, como mostram as pesquisas, tanto do nosso grupo como do grupo do Jarbas. Em qualquer simulação, saio vencedora. Porém, embora honrada com a aprovação dos colegas e da sociedade civil, embora adore o trabalho que venho fazendo na OAB, isso não me envaidece ao ponto de inviabilizar um acordo que fortaleça esse projeto nacional que não é sectário nem de grupos - é importante para todos nós.
Caro coments das 18:21, nem todos podem renunciar sempre ao carinho e ao maior convívio com a família.
Há valores tão importantes quanto a OAB, porém mais urgentes.
De todo o modo, estarei na chapa, candidata ao conselho federal pra contribuir na campanha que teremos na OAB Nacional e fazer Ohir presidente do CF.
Cordialmente,
Angela Sales
Como diz o velho ditado, "quem não pode com o pote, não segura na rodilha do pote."
ResponderExcluir