terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Católicos pedem paz

No AMAZÔNIA:

A Arquidiocese de Belém lança amanhã a Campanha da Fraternidade 2009, prometendo apresentar ao governo, num prazo de 40 dias, tempo de duração do evento, projetos para a área de segurança pública. Durante a Quaresma, que começa nesta Quarta-Feira de Cinzas, o arcebispo dom Orani João Tempesta, mais do que abstinência de carne, pede para que os fiéis busquem o confessionário, rezem muito e pratiquem caridade.
O lançamento da CF-2009, que versa sobre o tema da segurança pública, será realizado amanhã em todo o Brasil. Faz parte do calendário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas o lançamento popular do evento, em Belém, vai acontecer neste domingo, com missa campal e caminhada.
A abertura popular da CF-2009 espera reunir mais de 5 mil fiéis nas ruas de Belém. A programação, presidida pelo próprio arcebispo de Belém, vai começar às 8h30, na Praça Amazonas, em frente ao espaço 'São José Liberto', onde já funcionou o presídio São José. 'Esse local nos recorda que se foi possível transformar um local marcado e violento - como a prisão que ali havia - em um local que trabalha as jóias da região amazônica, portanto, em um pólo joalheiro, será que não podemos colaborar para transformar nossas vidas de tantas violências e maldades em uma vida bela e valiosa como as jóias?', indaga o prelado, justificando a escolha do espaço pelos organizadores.
De acordo com a programação, após a missa os fiéis vão caminhar até a Praça Batista Campos. O arcebispo lembra que esta será a primeira das muitas manifestações públicas da CF deste ano. Antes mesmo do final do ano passado, e já tendo em vista a elaboração de uma política pública para a segurança, dom Orani Tempesta e outros representantes da Arquidiocese reuniram-se com os representantes do governo, entre eles a própria governadora Ana Júlia Carepa e Geraldo Araújo, titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário