domingo, 4 de janeiro de 2009

Professores do Pará encaram projeto de educação continuada

No AMAZÔNIA:

A reforma ortográfica é apenas um dos tópicos que justificam a formação continuada dos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Essa atualização permanente é um dos pontos previstos na novíssima Política de Educação Básica do Pará, um livreto publicado em dezembro com uma série de diretrizes a ser seguida pela Secretaria. A política, feita a partir de uma série de reuniões entre profissionais da educação, vai servir para balizar o projeto pedagógico dos professores em todo o Estado. 'Antes, cada professor fazia da maneira que entendia. Agora, há uma orientação única, sem deixar de lado as especialidades de cada escola', explica a professora Daniele Dorotéia, diretora de Ensino Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação.
O currículo das escolas estaduais vai passar por uma lenta transformação durante este novo ano. As disciplinas de Filosofia e Sociologia, outrora obrigatórias apenas no primeiro ano do Ensino Médio, passam também a constar no segundo ano, por força de lei. O ensino de Arte também deve se estender ao Ensino Médio, enquanto que a Música constará no Ensino Fundamental. 'Com uma política única a seguir, a qualidade do ensino deve melhorar, pois as ações serão coordenadas pelas mesmas diretrizes', diz o diretor de Ensino Médio e Profissionalizante da Seduc, Ronaldo Lima.

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