segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A penúltima procissão

No AMAZÔNIA:

O Círio de Nazaré teve seu dia de comunidade, ontem, com a penúltima das 11 procissões realizadas durante a festividade que envolve Belém no mês de outubro. A expectativa era reunir 10 mil pessoas na Procissão da Festa mas, com as eleições, houve uma redução.
A procissão começou às 8h30, em frente ao hospital Beneficente Portuguesa, e terminou uma hora depois, na Praça Santuário. Foram cerca de 1,2 quilômetros percorridos, um dos menores trajetos cumpridos pelas romarias nazarenas.
Apesar de pequena, a romaria realizada desde 1881 é uma das mais antigas do Círio. É também a que representa a festividade da paróquia de Nazaré, a exemplo das festividades realizadas por outras paróquias em homenagem aos santos que lhes dão nome como Fátima.
Por ser a procissão da paróquia, o percurso muda todos os anos para fazer com que a berlinda visite duas ou três comunidades paroquiais a cada ano, conforme explica o diretor da Festa, José Ventura.
O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Orani Tempesta, destacou, ao final da procissão, que aquela romaria representava a unidade da paróquia, pois, reúne as comunidades.
Em Nazaré, a Igreja católica tem sete comunidades, responsáveis não só pela espiritualização como por parte dos serviços sociais.
As comunidades abrangidas pela caminhada foram responsáveis pelas homenagens que marcaram a Procissão da Festa deste ano.
A comunidade Santa Bernadete, por exemplo, lançou papel picado prateado sobre a berlinda, na avenida Nazaré.
Em frente ao edifício residencial Georges Bizet, a homenagem teve cantor e chuva de balões vermelhos. Para cada homenagem, foi feita uma rápida parada da procissão.
A romaria é acompanhada sobretudo por pessoas idosas. Em geral, elas são vistas rezando mas também se fazem observar por pagarem promessas. Maria Regina Santos, de 62 anos, por exemplo, cumpriu a promessa rezando o terço, levado nas mãos.
As cenas devem se repetir hoje, quando a festividade será encerrada com o Recírio. Será o momento de levar a imagem de volta para o colégio Gentil. A caminhada de 200 metros será iniciada às 7h, na Basílica Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário