quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dez detentos fogem de centro de triagem da Susipe

No AMAZÔNIA:

Pelo menos dez detentos fugiram na noite de ontem do Centro de Triagem da Superintendência do Sistema Penal, localizado nos fundos da Seccional da Marambaia. Os presos cavaram um buraco com estoques e pularam o muro, usando uma corda feita de lençóis, a chamada 'tereza', como instrumento de fuga. Até às 23 horas de ontem apenas dois foram recapturados.
A fuga ocorreu por volta das 21h30 de ontem e foi descoberta quase de imediato, segundo fontes ligadas à polícia. Os dois presos recapturados se identificaram como Jaderson Rosário, de 18 anos e Diego Fernando Soares, de 20 anos, nomes que ainda seriam averiguados pela Susipe.
Os agentes da Susipe que estavam no local não falaram com a imprensa. Os dois homens recapturados contaram que o plano e a execução da fuga foram feitos no mesmo dia e que hoje obtiveram acesso a estoques (armas de fabricação caseira) e de imediato começaram a cavar.
O buraco deu acesso ao presos à parte de trás do centro de triagem. Usando a 'tereza', os presos conseguiram escalar o muro e fugiram pelos fundos, área que dá acesso à praça Tancredo Neves, na Marambaia.
Na hora da fuga, a viatura 2243, da 5ª Zpol, passava pela praça e os policiais estranharam o comportamento de quatro homens sujos e arranhados. Quando viram a polícia, eles fugiram e apenas dois foram capturados. No momento em que prendiam os então suspeitos, o cabo Gama e o soldado Oscar ouviram, via rádio, alerta sobre a fuga na Marambaia. Os suspeitos foram conduzidos à seccional e reconhecidos como foragidos.
Os recapturados contaram ainda que apenas na cela em que eles estavam havia 21 presos e que era necessário fazer rodízio para poder dormir. 'A gente não tem direito a banho de sol. Se alguém fica doente, o remédio só chega quando rola ameaça de rebelião. Se der a gente foge de novo', disse Diego. O preso disse ainda que os demais presos não fugiram porque não quiseram.
Por telefone, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (Segup) confirmou a fuga de 10 presos e informou que o centro de triagem abrigava 121 detentos. A capacidade do local não foi informada. Hoje pela manhã, o local será vistoriado e será aberto inquérito para apurar como os estoques usados como pás entraram no prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário