quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Fórum Social Mundial em Belém é tema de sessão no Senado

O Senado marcou para amanhã, às 11h, sessão especial em homenagem ao Fórum Social Mundial (FSM) que terá como sede Belém, em janeiro de 2009, com o lema "Um Outro Mundo é Possível".
O requerimento que pediu a sessão é de autoria do senador José Nery (PSOL-PA). Durante a sessão, o FSM será representado por José Luiz Del Roio, do comitê internacional; por Tatiana Cibele, da Marcha de Mulheres, e pelo índio xavante Saturnino Rudzaneedi. Além dos representantes do Fórum e da governadora Ana Júlia Carepa, foram convidados parlamentares, autoridades do Estado e da União e embaixadores.
O Fórum Social Mundial, que será realizado pela primeira vez na capital paraense, deve reunir cerca de 100 mil pessoas. Será a oitava reunião do FSM, cujo objetivo é debater idéias, formular propostas e trocar experiências com representantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais (ONGs) e outras entidades da sociedade civil "que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo", conforme está fixado na Carta de Princípios do fórum.
Para o senador José Nery, sediar o FSM numa cidade da Amazônia é um alerta, pois Belém está localizada na região Pan-Amazônica, composta por nove países e ocupa lugar central no debate sobre as conseqüências do aquecimento global, além de deter as maiores reservas de água doce e de florestas primárias do mundo.
“As políticas de desenvolvimento baseadas na ampliação incessante das monoculturas agrícola e pecuária e na exploração de commodities minerais e a instalação de infra-estrutura concebida para viabilizá-las, em curso na Amazônia, agravam essa ameaça para a espécie humana", afirmou.
Além disso, sediar o FSM em Belém, argumentou o senador, é uma oportunidade para o retorno desse evento ao Brasil, país onde foi instalado, em 2001, e onde foram realizadas suas três primeiras reuniões, bem como a de 2005, na cidade de Porto Alegre.
A sessão de homenagem ao Fórum foi proposta para que o comitê local e internacional abordem o o processo de organização do evento e apresentem aos parlamentares e demais participantes sobre como a capital paraense se prepara para receber os visitantes de todo mundo.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário