quarta-feira, 30 de julho de 2008

Um freio nos call centers, expressões do abuso e do deboche

A Lula o que é de Lula.
O decreto que, segundo se diz, será assinado amanhã pelo presidente da República, regulamentando o atendimento nesses tais de call centers, tem tudo para configurar-se como um dos maiores e melhores serviços que o governo federal presta ao consumidor.
E se o decreto tiver eficácia, se realmente for cumprido, aí então nunca antes, na História deste País, um governo terá posto um freio de forma tão oportuna em deboches repetidos, em acintes freqüentes, em desrespeitos sucessivos e continuados, em afrontas permanentes a direitos elementares que assistem a todos os usuários de serviços básicos no Brasil.
Porque esses call centers – quase todos, com as raríssimas exceções que confirmam a regra – são justamente isto: expressões do deboche, do acinte, do desrespeito e da afronta.
E se os call centers, em regra, são tudo isso, os centros de atendimento das operadoras de telefonia celular – de todas, todinhas, agora sem exceção alguma – representam a quintessência das excrescência.
Como você observa, até rimou. Mas é apenas uma rima, não é solução para coisa alguma. Até porque, como o blog já registrou, operadoras de telefonia – e com elas os call centers – confirmam um silogismo até agora não desmentido.
Pois bem.
É acintoso ligar para um call center, ouvir a musiquinha, a gravação de que “nossos operadores no momento estão ocupados” e ficar sem atendimento. Ou então ficar pendurado ao telefone, à espera de ser atendido.
É acintoso ligar para um call center, falar com o atendente, contar uma história inteira – inteirinha -, relatar um problema por mais de 15 minutos e ser transferido para outro atendente, que exigirá de você um novo relato – inteirinho – por mais de 15 minutos.
É acintoso, em outras situações, você perder mais de 15 minutos para resolver uma pendência e, justamente no momento em que tudo será resolvido, a ligação cair. Se caiu a ligação, significa que você terá falar com outro atendente, que vai começar tudo de novo. Completamente tudo.
É acintoso você tentar cancelar um serviço – mandar, por exemplo, uma operadora de telefonia celular - como Tim, Oi, Ai, Vivo, Morta, Claro, Escuro e quantas existam - para os raios que as partam, sem deixar nenhum caco, nenhum pedaço, é acintoso, enfim, tentar cancelar um serviço e não conseguir; ou por outra, você consegue, mas depois de perder horas e dias para atenderem a um desejo seu que poderia ser satisfeito em dois minutos, se muito.
O governo Lula ficará marcado, positivamente marcado, se acabar com tudo isso. Caberá ao governo, no entanto, fiscalizar o cumprimento do decreto.
Porque call centers, você sabe, são debochados, acintosos, desrespeitosos e afrontosos. Todos são. E ninguém duvide se tentarem continuar a sê-lo.
Mesmo depois do decreto que vem aí.

2 comentários:

  1. Atravessamos esse "calvário" tentando obter uma explicação e correção sobre cobrança , em duplicidade, da taxa mensal do tal de "Lentox", que de veloz nada tem.
    Após percorrer meia dúzia de "...vamos estar lhe encaminhando para outro setor"...conseguimos um protocolo da reclamação e a segunda via da conta corrigida.
    Nisso se foram uns 30 minutos!
    Para cobrar, são "velox"; para atender as demandas dos clientes são "enrolex"!
    Esperemos que o Lula efetivamente melhore essa avacalhação.

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  2. Anônimo,
    É isto mesmo: uma avacalhação.
    É a avacalhação no nível do intolerável.
    Vamos ver se melhora.
    Se melhorar um pouco, só um pouquinho, já terá melhorado muito.
    Abs.

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