Droneiros, fiquem, ou melhor, fiquemos em alerta durante todo este mês de novembro - pelo menos até o dia 21.
Durante a COP30, que começa no dia 10, mas será antecedida nesta quinta e sexta (06 e e 07), com a realização da Cúpula de Líderes, haverá severas restrições para o uso de drones no espaço aéreo de Belém, tanto para os aficcionados de voos recreativos, quanto para os que fazem voos profissionais.
"O voo com drones é uma preocupação muito grande das autoridades, sobretudo as aeronáuticas, durante a COP30. Você sabe que o cara decola um drone de qualquer lugar, e assim como ele pode levar uma flor, ele pode levar uma granada, né? E a preocupação da Força Aérea é principalmente durante esses dias agora. Por isso, o espaço aéreo vai estar limitado e equipamentos serão usados no controle", disse ao Espaço Aberto, nesta terça (04), um especialista em temas aeronáuticos.
Ele acrescentou que o papel da Imprensa será muito importante para reforçar, junto aos operadores de drones, que existem limites a serem observados durante a COP, como também os problemas e as consequências, inclusive na área penal, para os que não respeitarerem as restrições.
Como se pode ver nas imagens postadas acima, os que não observarem os limites impostos estarão sujeitos a responder pelos crimes de perigo à segurança de transporte aéreo e exposição de terceiros a perigo, além de sanções previstas na Lei de Contravenções Penais.
