quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

"Hoje, é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui". Sim: ainda estamos aqui.


Discurso bom é discurso que poderia terminar, de forma apoteótica, na primeira frase - sempre bem curta.

Como o início da discurso do presidente Lula, na solenidade realizada nesta quarta-feira (08), no Palácio do Planalto, para marcar os dois anos de triunfo da democracia sobre os bolsonaristas fascistas que tentaram dar um golpe em 8 de janeiro de 2023.

"Hoje, é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui", começou o presidente, fazendo sutil alusão ao "Ainda Estou Aqui", filme que permitiu a Fernanda Torres conquistar no último domingo o Globo de Ouro.

Lula já poderia, se quisesse, terminar sua fala aí mesmo, porque essa asserção traduz exatamente o que um momento como este representa.

Ainda estamos aqui, vivendo numa democracia, porque a democracia brasileira, por seus mecanismos institucionais, freou, conteve e deteve os instintos bestiais de fascistas comandandos por um covarde como Jair Bolsonaro, esse espécime vil, que, por ser vil, aviltou a civilidade político-institucional do Brasil durante os quatros anos em que ele uma corja desgovernaram o País.

Não à toa, bolsonaristas vivem nesta quarta-feira um momento dos mais difíceis. Em memes, chegam a considerar um dia como o de hoje como "O Dia do Patriota".

Não acreditam que o 8 de Janeiro foi uma tentativa de golpe.

Não acreditam que fascistas defecaram - simuladamente ou não - em prédios públicos.

Não acreditam que ações articuladas, antecedentes ao golpe, mas dele integrantes, previram até a eliminação de autoridades, entre elas Lula, o então presidente eleito.

Não acreditam, enfim, que estavam aviltando a democracia, porque, é óbvio, não conseguem alcançar, na quintessência de suas ignorâncias e burrices, o significado da democracia.

Se bolsaristas fascistas não acreditam em nada disso, nós, de outro lado, estamos convictos de que bolsonaristas fascistas representam uma escória que só não contamina irreversivelmente o ambiente democrático porque a democracia brasileira já desenvolveu anticorpos suficientes para repelir o fascismo.

"Hoje, é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui".

E ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário