Os horrores destes tempos dolorosos e trágicos que vivemos agravaram-se nesta terça-feira (17) com a morte de Ubirajara Bentes Filho, aos 58 anos.
Advogado dos mais conhecidos e atuantes em Santarém, no estado do Pará, Birinha, que também era presidente da Subseção da OAB no município, morreu de Covid-19, após várias semanas internado e lutando pela vida.
Mas perdeu essa luta.
Infelizmente, perdeu.
Enquanto viveu, no entanto, Birinha foi um vencedor, sobretudo pela honradez com que exerceu sua profissão.
Abaixo, o Espaço Aberto republica um artigo do advogado Ismael Moraes, publicado no Jornal O Impacto no último sábado (14), antes, portanto, do falecimento de Birinha.
-----------------------------------------------------------
Birinha, a voz de liberdade que vem do Oeste
Há pessoas que passam à História por personificar a instituição a que pertencem, na maioria das vezes por atenderem o bem comum de maneira tão extraordinária, transcendendo mesmo os limites da entidade da qual fazem parte.
O advogado Ubirajara Bentes – cuja simplicidade franqueou a todos o tratamento naturalmente acessível de “Birinha” – talvez seja o mais expressivo caso numa Subseccional da OAB, e de longe o único na de Santarém.
O “Birinha” não encontrou limites na defesa e na solidificação das prerrogativas profissionais dos advogados, fosse perante que autoridade fosse, diante de que poder fosse, de que origem humilde viesse o profissional. Não havia hora imprópria, local distante, risco pessoal grave, animosidade pessoal com o advogado a ser defendido ou amizade com a autoridade a ser combatida – nenhuma dificuldade ou conveniência existia que pudesse deter o ímpeto e o compromisso cego às suas obrigações. Por isso, sofreu injustiças comuns àqueles visionários, e pior que isso, recebeu o gosto amargo de inúmeras ingratidões, mas nunca desacreditou de suas convicções, quando muitos já teriam desanimado.
O Dr. Ubirajara tem ainda capacidade especial de transformar a Advocacia, como reconhecida na Constituição, enquanto a profissão que pode levar uma pessoa à dignidade de tratamento junto ao Poder Judiciário, e por extensão para dentro do Estado Democrático. Enquanto normalmente se faz isso num plano individual, por meio da OAB o “Birinha” fez isso num plano coletivo, e o que é melhor, dando vez a pessoas pobres, sem voz, sem meios de se defender de agressões, para que passassem a gozar de cidadania. A OAB transformou-se em Santarém numa espécie de ouvidoria-geral, e depois chegou a ser mesmo uma procuradoria-geral da cidadania.
Todos esses anos de enfrentamento e de dedicação diuturna à Advocacia e à sociedade não aquebrantaram o ânimo do Dr. Ubirajara Bentes. Antes, atribuíram-lhe mais vida, mais ânimo que poucos jovens teriam.
Tudo isso somado à maturidade e à honestidade em corresponder às angústias do bem comum, conferem a “Birinha” credenciais em permanecer seguindo nessa cruzada, e à sociedade a oportunidade de servir-se desses predicados que poucos homens públicos já demonstraram.
Hoje o Dr. Ubirajara Bentes é quase uma unanimidade entre os advogados de Santarém.
Daqui de Belém, como observador, sempre busco ouvir essa voz de liberdade que vem do Oeste, e inspirar-me nas minhas ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário