sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Semob não enxerga os problemas do trânsito em Belém
De leitor do Espaço Aberto, sobre a postagem Transporte coletivo em Belém é a negação da mínima qualidade:
Esse péssimo serviço de transporte coletivo que temos em Belém e na Região Metropolitana é pai dos maiores problemas que hoje afligem o cidadão em meio ao trânsito caótico da capital paraense. Se tivéssemos ônibus decentes, em todos os seus aspectos, teríamos cidadãos estimulados a deixar o carro em casa e a utilizar os coletivos. Consequência direta: menos engarrafamentos, mais fluidez, mais agilidade, menos estresse.
Mas a Semob não enxerga nada disso. Nunca enxergou, nem quando se chamava CTBel. Parece que a lógica perversa deles é fazer o sistema funcionar sempre da pior maneira possível - com superlotação; calor infernal, especialmente quando chove; motoristas e cobradores pouco cordiais e veículos em quantidade insuficiente para dar conta da demanda e quase sempre em condições precárias. Tudo isso para ju$tificar a nece$$idade de gastar milhões (talvez bilhões) de reais com um BRT que ainda nem funciona e outros "projetos" de mobilidade de eficácia questionável.
Quem em sã consciência acredita que o BRT irá solucionar os problemas do trânsito em Belém?
Enquanto isso, soluções simples e baratas são solenemente ignoradas. Entre elas, o reposicionamento de algumas paradas de ônibus, a construção de abrigos adequados, a melhoria da sinalização.
Outro problema pouco visível, mas que tem provocado grande lentidão no fluxo das principais vias, é a atual posição das catracas dos coletivos, próximo demais da porta do ônibus. Parece bobagem, mas isso provoca lentidão no acesso dos passageiros e o ônibus fica parado na via muito mais tempo do que seria razoável. Ninguém da CTBel vê isso? Ops, mas agora é Semob... ah, tanto faz! Mudaram o nome e mantiveram a velha prática de enxergar o usuário do sistema como um Zé Ninguém.
Uma cidade onde a população espera ônibus à sombra do poste diz muito sobre como o poder municipal enxerga seus cidadãos.
Não adiantam só ônibus melhores. Temos que tirar os ônibus de fora de Belém daqui. Temos que tirar os ônibus da periferia de São Brás. Temos que tirar os ônibus dos bairros do Centro etc. Como? Construindo pelo menos 4 terminais de integração.
ResponderExcluirÉ só parar no sinal da Oliveira Belo com a Generalíssimo, bem assim a descoordenação semafórica que existe nesta última, para perceber que a SEMOB não sabe resolver problemas simples.
ResponderExcluirE isso desde o dia em que tornaram em dois tempos o sinal da BErnal com a Generalíssimo, ou seja, pela Semob da atual Administração!
Quem vinhe pela bernal, se antes por esta esperava, agora espera muito mais pela Oliveira Belo.
Quem não pode o mais, não pode o menos.
Quem pensa que sabe o mais, certamente sequer sabe o menos.
Acredito que o baixo salário e ausência de curso superior específico para a área de Engenharia de Tráfego sejam algumas dessas dificuldades...
Bilhete único e linhas LICITADAS por ruas... cada macaco no seu galho. Ai acabaria essa esculhambação.
ResponderExcluirPor que TODOS os ônibus tem de passar pela mesma Rua???? Quanta burrice...
Meu caro PB, perdão por tangenciar o assunto, mas dias atrás veio a ribalta neste espaço a relação conflituosa entre prefeito e MP, pois bem, somente nesta semana a mídia divulgou duas recomendações do orgão que cuida dos interesses difusos: Fechamento de bares, boates e afins as 23h e o Não repasse de recursos para agremiações carnavalescas da capital. De fato, a relação para quem governa, quer ou tenta, com o MP é no mínimo conflituosa.
ResponderExcluirVendo Maísa Tobias comandando a SEMOB, fico até com saudades da Cristina Badine no tempo do Edmílson, eu acho que têm que fazer uma CPI pra investigar qual foi a faculdade que deu o diploma de Dra há essa senhora
ResponderExcluir