quarta-feira, 18 de março de 2015
Semob esclarece sobre cruzamento perto do parque do Utinga
Sobre a postagem Só a Semob para evitar tragédias perto do parque do Utinga, aqui publicada na última segunda-feira, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém remeteu ao Espaço Aberto os seguintes esclarecimentos:
A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, informa que as barreiras de concreto foram colocadas temporariamente para dar segurança durante obras na via e retiradas a pedido dos próprios moradores da área, visto que o próximo retorno fica distante do local. Diferente do que foi citado no post, a velocidade máxima na avenida João Paulo II é de 60km/h, inclusive há um radar poucos metros depois do ponto destacado na imagem e uma curva acentuada que, conforme as regras de segurança no trânsito, é considerada uma barreira natural para a contenção de velocidade. A João Paulo II está toda sinalizada, mas diante do pouco fluxo de veículos neste trecho não há previsão de semáforo.
Diante do exposto, a SeMOB destaca que os condutores que cruzam grandes vias como a João Paulo II, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, são responsáveis por fazer a travessia da via de forma segura, apenas quando a avenida estiver liberada, fazendo uso de baixa velocidade e atento ao fluxo na avenida, que é preferencial.
Dois detalhes.
De fato, conforme ressalta a nota, o radar existe "poucos metros depois do ponto destacado na imagem" (a que está acima, sem a barreira), mas ele detecta a velocidade acima de 60km já quando os veículos estão exatamente bem aí no cruzamento ou depois desse local, para quem trafega no sentido da Doutor Freitas?
Porque aí no cruzamento todo mundo passa, como se diz, chutado, presumindo-se que a velocidade seja reduzida somente "poucos metros depois do ponto destacado na imagem", onde realmente o radar encontra-se instalado há algum tempo.
Quanto ao fato de os condutores serem os responsáveis por fazer a travessia da via de forma segura, isso é o que todos queremos, almejamos e ansiamos.
Porque, infelizmente, muitos não estão fazendo isso, não. Basta ficar ali uns 10 ou 15 minutos, como o poster ficou, tomando uma água de coco, para se constatar que motoristas se arriscam com frequência, diante da alta velocidade dos carros que trafegam pela João Paulo II.
Aproveitando que a SEMOB adora ler o espaço aberto, tomara que leia este comentário: precisa diminuir o tempo do semáforo fechado da Oliveira Belo, esquina com a Generalíssimo, para evitar o engarrafamento diário pela manhã que nasce ali e segue até a Marquês.
ResponderExcluirEi , psiu, Semob, se move: vai ver a galera que para em fila quádupla na entrada do estacionamento da Sta. Casa pela Tv. D. Pedro com Bernal do Couto.
ResponderExcluirNão deixem pra aparecer só no dia em que acontecer uma tragédia!
Como a SEMOB responde para o Blog pelo prestigio do mesmo, gostaria de saber porque a Avenida Romulo Maiorana, somente não é preferencial em todo a sua extensão a Travessa da Vileta. Qual o motivo deste grande absurdo? Todo dia tem acidente neste local.
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