quinta-feira, 27 de março de 2014

Época pede desculpas a Barbosa por erros em reportagem

Assinada pelo diretor da sucursal de Brasília da Época, Diego Escosteguy, a reportagem “Não serei candidato a presidente”, publicada na edição 823 da revista, foi criticada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. De acordo com o ministro, o conteúdo traz "em si um grave desvio da ética jornalística". Diante da situação, o veículo abriu espaço para Barbosa expor sua opinião e se desculpou pelos "erros".
-----0----epocaÉpoca afirma que não houve "má-fé" em reportagem
(Imagem: Reprodução)
Em publicação dessa terça-feira, 25, o site da Época afirma que Barbosa contestou as informações na reportagem do diretor e publicou a íntegra do texto escrito pelo presidente do STF. O ministro conta que recebeu Escosteguy não para uma entrevista, mas sim para cumprimentos e apresentação, como o jornalista havia solicitado à Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal. "Recebi-o por pouco mais de dez minutos e com ele não conversei nada além de trivialidades, já que o objetivo estabelecido, de comum acordo, não era a concessão de uma entrevista".
Sobre as informações na matéria, ele disse que não procede a afirmação de que sua mãe foi faxineira, que o prefácio de seu livro é do ministro Celso Mello e que seus problemas de saúde causaram "angústia e raiva". "O autor da matéria não apresenta elementos que sustentem os adjetivos gratuitos que utiliza".
Em nota, a redação da Época disse que a revista "se pauta sempre pelos Princípios Editoriais das Organizações Globo, repudia as acusações de desvio ético e má-fé – e lamenta os erros factuais contidos na reportagem, pelos quais pede desculpas". A matéria de Escosteguy pode ser lida neste link. A carta de Barbosa está disponível nesta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário