sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Reduziram o tempo do sinal. E haja congestionamento.


Ver mapa maior

Sim, o trânsito de Belém é o reino da bagunça.
Mas quando a autoridade de trânsito concorre para a bagunça, então é o fim. Ou quase.
Quem aí passa com frequência neste cruzamento?
O cruzamento que aparece nesta imagem, extraída do Google Maps, é da rua Antônio Barreto com a avenida Generalíssimo Deodoro, em pleno bairro do Umarizal.
Pois é.
Observem que dia sim, outro também e o terceiro idem, o trânsito congestiona nessa área.
Sabem por quê?
Um leitor aqui do Espaço Aberto já se deu o trabalho de medir.
É que o tempo do sinal foi reduzido, há algum tempo, de 40 para 20 segundos.
Aí, meus caros, não tem pra ninguém.
Não tem Semob que dê jeito, sobretudo quando a própria Semob - que antes era Amub, antecessora da CTBel - se exime de tomar providências simples, como a de readequar o tempo de dezenas de semáforos em muitos cruzamentos de Belém.

5 comentários:

  1. Os semáforos da 14 de março com diogo moia, oliveira belo e bernal do couto ficam fechados muito tempo. Resultado: no horário que se volta para casa entre 18h e 19 h a 14 fica completamente engarrafada. Isso há uns quatro anos, quando, então, a 14 não engarrafava. Tem que automatizar o semáforo para que nesse horário ele fique aberto mais tempo ou mandar um técnico fazer isso manualmente todos os dias. (mas duvido que isso ocorra, pois deve faltar autoridade para mandar executar e fiscalizar se realmente foi feito). Meu voto será para quem melhorar o trânsito com coisas simples.

    ResponderExcluir
  2. Esse problema não é exclusividade de apenas uma região em Belém, aliás, o problema do trânsito na cidade não é pela quantidade de veículos, e sim pelo mal gerenciamento dos semáforos. Observando que não há um controle geral unificado, e sim cada esquina individualmente. Com isso em caso de acidente ou fluxo intenso, não ha como controlar e amenizar o fluxo para outras avenidas, fato que já é comum há décadas em outras cidades.

    Fabricio Costa.

    ResponderExcluir
  3. Não estou preocupado com as outras cidades e sim com Belém... a prefeitura não tem autoridade, pois se tivesse mandava todo o santo dia um técnicos alterar o tempo desses sinais da 14 de março. Quem dera o prefeito morasse na 14, que,m sabe não se daria logo um jeito.

    ResponderExcluir
  4. Além dos semáforos, alguns trechos de vias deveriam ser terminantemente proibido qualquer tipo de estacionamento, por exemplo, na Avenida Duque de Caxias entre a José Malcher e Antonio Barreto, e na Antonio Barreto, entre a Duque de Caxias e Alcindo Cacela.

    Outra questão que não parece ter lógica, são os retornos da Duque de Caxias que são próximos dos semáforos. Quando o sinal está fechado e alguém quer somente dar o retorno na via, tem que aguardar o sinal abrir porque geralmente tem carro na frente que impede dar o retorno, bastaria ou mudar de local o retorno ou recuar o meio fio.

    Ainda sobre o trânsito, incrível como a sinalização poderia ser melhor aproveitada, vejam que a sinalização horizontal indicando alguma curva ou vire a direita ou vire a esquerda, é feita de forma tão pequena e tão em cima do cruzamento que pouco educa o motorista, por que não aumentam as setas e não pintam na pista com maior antecedência?

    Pra finalizar, há os motoristas burros, que adoram fechar cruzamento e outros que insistem em parar em fila dupla.

    ResponderExcluir
  5. Os semáforos da 14 de março esquinas com Oliveira Belo, Diogo Móia e Bernal do Couto permancem fechados por muito tempo (PELA 14 DE MARÇO!), ficando engarrafado entre 18:30 e 19:30. Viu como não adianta reclamar? Viu como a prefeitura é de uma incompetência ímpar? Mas sabe porque é assim? Porque que está lá e deveria fazer direito o seu serviço não faz.

    ResponderExcluir