terça-feira, 3 de setembro de 2013

TAM não terá que indenizar passageiro retirado de avião

Do site Migalhas
A 12ª câmara Cível do TJ/MG deu provimento ao recurso da TAM Linhas Aéreas e reformou sentença que havia concedido indenização por danos morais a um passageiro que foi retirado de uma aeronave devido a um tumulto.
Segundo os autos, em 21/7/07, o passageiro e sua namorada embarcaram em uma aeronave da TAM em Recife/PE com destino a Belo Horizonte/MG. O passageiro alega que, tenso devido ao grave acidente ocorrido quatro dias antes com um avião da empresa procedente de Porto Alegre/RS, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo/SP, pediu a uma comissária um fone de ouvido, mas foi informado de que o acessório estava com defeito. Ele alega que, “movido pela tensão e insegurança”, questionou sobre o funcionamento dos freios do avião e que então foi surpreendido com uma reação descontrolada da comissária, que chamou a comandante. A partir daí, na versão do passageiro, ele passou a ser agredido verbalmente pela tripulação. Acionada, a PF entrou no avião e o conduziu para fora, juntamente com sua namorada.
Na contestação, a TAM alegou que na ocasião o passageiro fez piada de mau gosto envolvendo o acidente ocorrido em Congonhas. “De forma sarcástica, provocativa, deselegante e deseducada, dirigiu-se à comissária, em voz alta e tom de zombaria, perguntando se os freios daquele avião também estavam com defeito, como havia ocorrido com a aeronave acidentada em Congonhas”. Segundo a companhia, a comissária pediu ao passageiro que se contivesse, pois estava assustando os demais passageiros, mas o passageiro passou a fazer comentários jocosos sobre a manutenção dos aviões da TAM. A empresa informou ainda que outros passageiros protestaram pedindo providências contra o passageiro e, apesar da intervenção da comandante do voo, o tumulto foi instaurado, não havendo outra alternativa senão determinar o desembarque do passageiro.
A TAM alegou também que os comentários de mau gosto do passageiro sobre a tragédia ocorrida em Congonhas ocorreram “sem a mínima preocupação com os sentimentos das pessoas a bordo, inclusive dos funcionários da empresa, que perderam amigos no infausto acidente de 17/07/07”.
No TJ, o desembargador Saldanha da Fonseca, relator do recurso, afirmou que “a conduta adotada pela TAM, no sentido de determinar a retirada do passageiro, que não nega ter iniciado uma desavença desnecessária com a comissária de bordo que lhe servia, reflete nada mais que o zelo da companhia com as obrigações assumidas com os demais passageiros, bem assim a cautela que o momento exigia”.
O relator ponderou que, como as empresas aéreas são obrigadas a operar com o “risco zero”, “o legislador ordinário conferiu ao comandante da aeronave especial poder de polícia, que, entre outras medidas, abarca o dever de determinar o desembarque de pessoas que comprometam a boa ordem, a disciplina, ponha em risco a segurança da aeronave ou das pessoas e bens a bordo”.
Não se trata de aceitar medidas disciplinares excessivas”, continua, “mas sim de averiguar, caso a caso, o porquê das providências tomadas pela companhia aérea”. A retirada do passageiro, “como medida de segurança aos demais, numa ótica de bom temperamento e razoabilidade, deve ser prestigiada, mormente quando não negado por aquele sua conduta inadequada”.

2 comentários:

  1. Anônimo4/9/13 08:00

    Isso é muito ruim. Daqui a pouco ninguém poderá reclamar, porque a companhia sofre de melindre exagerado.

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  2. Anônimo4/9/13 08:34

    Felizes as palavras do do TJ, afinal, pelo relato, me parece que o passageiro já estava plantando uma possível indenização. Atualmente, oportunistas querem se aproveitar de uma situação para provocar outras pessoas e empresas na tentativa de se conseguir um $$$ de maneira fácil. Temos que acabar com esta situação e os oportunistas.

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