terça-feira, 3 de julho de 2012
Os justiçamentos pela voz de um ex-guerrilheiro
Nestes tempos em que todos cobram que as verdades venham à tona, nestes tempos de Comissão da Verdade, é imperdível o depoimento do ex-guerrilheiro Carlos Eugênio Paz, o “Clemente”, no excelente programa Dossiê Globonews, que vai ao ar pela Globonews.
"Clemente" militou na Ação Libertadora Nacional (ALN). Conta em detalhes como participou da tentativa de sequestro do comandante do 2º Exército, general Humberto de Souza Melo, capturado pelos guerrilheiros quando entrava numa igreja da Vila Mariana, em São Paulo, na década de 70.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
O mais relevante, contudo, é a confissão de Clemente, de que participou da execução de um companheiro, integrante da chamada “coordenação nacional” da ALN que caíra em desgraça junto ao comando da organização.
Ele fala sem rodeios - muito pelo contrário - dos justiçamentos, ou seja, das execuções de traidores e delatores da guerrilha. Até agora, esses tribunais de exceção, digamos assim, são um segredo de polichinelo. E viraram mais ou menos um tema proibido.
É hora de contar tudo, é hora de buscar a verdade de todos os lados, defende Carlos Eugênio Paz no depoimento ao jornalista Geneton Moraes Neto.
Vale a pena assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário