sexta-feira, 13 de abril de 2012

SBT é condenado por plágio jornalístico

Do Comunique-se

A ação promovida pelo dono da All TV e ex-editor da Globo, Alberto Luchetti, condenou a emissora de Silvio Santos por plágio. A ideia de fazer um telejornal com plateia foi aproveitada pelo SBT, mas o formato não partiu da casa, segundo decisão da 1ª Vara Cível de Osasco (SP).
aquiagora
Equipe do 'Aqui Agora'. (Imagem: Divulgação/SBT)
De acordo com as informações da Folha de São Paulo, o projeto foi apresentado ao SBT em 2005 quando o canal tinha em seus planos a contratação de Luchetti para o cargo de diretor de jornalismo.
Na ação, Luchetti conseguiu provar que entregou o projeto a Silvio em uma série de e-mails trocados entre eles. O formato criado pelo dono da All TV foi usado na nova versão do 'Aqui Agora'.
Segundo as informações, o empresário pede indenização por danos morais e materiais equivalente a 5% do faturamento líquido do jornalismo da emissora durante 24 meses. Esse número representa, aproximadamente, R$ 3 milhões. "Não é só pelo dinheiro. Está na hora de as pessoas pagarem corretamente pelas ideias dos outros. É uma questão de moralização", diz Luchetti.
O SBT pode recorrer da decisão judicial. Até o momento, a emissora não se pronunciou sobre o assunto.

Um comentário:

  1. O Luchetti tem razâo: está na hora de acabar com essa patifaria de se apropriar das ideias alheias, colocá-las em prática e achar, ou fingir, que é uma coisa normal (para não ter que pagar o que é devido, é claro).

    ResponderExcluir