quarta-feira, 14 de março de 2012

Frente mista apoia a navegação fluvial na Amazônia



A Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Navegação Fluvial na Amazônia foi reinstalada nesta-terça feira (13). Criada em 2009, a frente é formada por 215 deputados e seis senadores e tem o objetivo de reduzir o alto índice de acidentes com embarcações no Norte do País, além de fomentar a economia da região.
A coordenadora da frente, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), explicou que o objetivo do grupo é promover a navegação segura na Amazônia. Segundo a parlamentar, cerca de um milhão de embarcações navegam em rios da bacia amazônica.
O deputado federal Lira Maia (DEM-PA) e um dos representantes da regiões oeste do Pará no Congresso, enfatizou a importação da navegação na região Norte. "As estradas do Norte do País são os rios. Na Amazônia, os principais caminhos são os rios. E a navegação fluvial é muito importante para o desenvolvimento e para a economia da Amazônia", ressaltou o parlamentar (veja o vídeo).
No ato de lançamento, a defensora pública da União Luciene Strada de Oliveira, que coordena um projeto pela erradicação do escalpelamento, entregou à deputada documento pela criação de uma linha de crédito para modernizar a frota ribeirinha da população de baixa renda. Segundo a advogada, já foram registrados 294 acidentes desse tipo na Amazônia: 196 no Pará, 96 no Amapá, além de um caso no Amazonas e outro em Rondônia.

SIGA O ESPAÇO ABERTO NO TWITTER

Um comentário: