Consumada a vitória, nas prévias do PT, do vereador Alfredo Costa como candidato da legenda a prefeito de Belém, nas eleições de outubro vindouro, os petistas começarão agora a discutir a quem ceder o lugar de vice na chapa majoritária.
Em conversa com o Espaço Aberto, por telefone, Alfredo Costa disse que as negociações serão processadas, a partir de agora, com a propósito de congregar forças aliadas que garantam ainda mais substância à candidatura petista. Nas conversas que serão travadas, disse o vereador, não está descartado nem mesmo o PCdoB, que já sinalizou a disposição de concorrer com candidatura própria, indicando Jorge Panzera à sucessão de Duciomar Costa.
Alfredo Costa avalia que a disputa apertadíssima nas prévias, que apontaram apenas 53 votos de diferença do vencedor em relação ao concorrente, o deputado federal Cláudio Puty, não abriu fissuras capazes de abalar a unidade do partido, de agora até outubro.
"Minha candidatura é a da unidade. Sempre foi. Uma vez encerradas as prévias, o partido vai marchar unido", disse o vereador. Essa opinião tem a concordância do deputado Carlos Bordado, que apoiou Alfredo Costa no segundo turno, após ter sido o terceiro colocado no primeiro turno das prévias, quando obteve 774 votos.
"O PT já tem uma tradição de se unir em torno de suas deliberações internas e segui-las. É o que vai acontecer agora. Eu, sinceramente, até esperava que as prévias resultassem num debate quase fratricida no partido. Mas não foi o que aconteceu. Claro que houve momentos de tensão, mas nada que abale a unidade do PT", disse Bordalo.
Alfredo Costa garantiu que sua campanha terá como eixo a participação popular e o controle social. "Isso significa que vamos atribuir a maior relevância possível aos conselhos populares e ao orçamento participativo, num processo de troca de diálogo permanente com a população", adiantou o vereador.
SIGA O ESPAÇO ABERTO NO TWITTER
Se o PT pretende realmente administrar a prefeitura de Belém é vital ter como vice alguém de expressão do PMDB. Caso contrário, não ganhará nada e será mais um desgaste.Pois todos sabem que tem gente boa no PMDB.
ResponderExcluirFazer alianças é uma arte, mas neste primeiro momento: a 4 meses das convenções faz sentido Alfredo buscar uma boa retaguarda. Caso contrário será engolido, como o PSDB vem sendo engolido em São Paulo (capital).
ResponderExcluirGosto do Alfredo, mas espero que ele se prepare melhor e apresente propostas concretas sem esse papo de "conselhos populares", etc. Já existem diversos órgãos de controle social previstos, os quais devem ser fortalecidos. Vamos discutir a questões concretas como o trânsito, meio ambiente, saneamento, limpeza urbana, saúde, turismo, etc. Em fim, temas de grande importância para a população de Belém..
ResponderExcluirIhhh, essa "nova" de conselhos populares.
ResponderExcluirAfe...
Mais o mesmo.
Tudo igual.
Égua, sumano, Belém precisa e merece coisa melhor!
Mas as figuras que se oferecem...uma lástima.
Rezemos.
Francamente, alguém leva esse rapaz à sério? Duvido que haja vice de algum partido de peso que queira se amarrar à uma candidadura evidentemente fracassada.
ResponderExcluir